Golpes de Falsos Aluguéis de Casas de Praia Aumentam com a Chegada das Férias
Estelionatários Aproveitam a Alta Demanda por Imóveis na Praia para Enganar Vítimas
Com a proximidade das férias e feriados prolongados, muitas pessoas buscam alugar casas na praia para aproveitar momentos de lazer. No entanto, a Polícia Civil alerta para um aumento significativo nos golpes de falsos aluguéis de imóveis em regiões litorâneas.
Os criminosos utilizam a internet para publicar anúncios falsos de casas de praia, muitas vezes clonando anúncios legítimos. Eles se passam por proprietários, utilizando fotos e vídeos reais dos imóveis, e oferecem preços atrativos para atrair as vítimas. Após a negociação e o pagamento, geralmente realizado via Pix, os golpistas desaparecem, deixando os interessados sem dinheiro e sem o imóvel prometido12.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, as autoridades recomendam desconfiar de ofertas com valores muito abaixo do mercado, confirmar a existência do imóvel no local informado e, se possível, visitar o imóvel ou pedir para alguém de confiança fazê-lo. Além disso, é aconselhável utilizar plataformas de aluguel que ofereçam garantias e proteção para pagamentos12.
O jornalista policial da cidade de Jaguariúna e da região metropolitana de Campinas, Robertão Chapa Quente, acompanha a ocorrência.