Amparo recebe vacinas bivalente contra a covid-19 e inicia aplicação em grupos prioritários
A Secretaria de Saúde de Amparo recebeu na sexta-feira, dia 24, 3.822 doses da vacina Pfizer Bivalente contra a covid-19. Diferente das outras, esta vacina contém o vírus original da covid-19 mais a cepa da variante ômicron. O intervalo para tomar esta dose em relação a outras é de quatro meses.
Nesta primeira etapa, devem ser imunizados idosos acima de 70 anos, pessoas acima dos 12 anos vivendo e trabalhando em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s), imunocomprometidos a partir de 12 anos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para vacinar é preciso apresentar carteira de vacinação e CPF. Pessoas que tenham perdido a carteirinha podem optar por apresentar o comprovante no aplicativo Conecte SUS.
Por ser uma dose de reforço, a pessoa precisa ter o esquema básico completo, ou seja, duas doses ou a dose única da Janssen, para receber a bivalente.
Também é necessário se informar com a unidade de saúde referência para verificar disponibilidade de dia e horário, para que não haja perda de frascos.
Pessoas que ainda não concluíram seu esquema vacinal também devem buscar a unidade de saúde de referência para tomar as doses de reforço. A aplicação, para essas pessoas, é das 8h30 às 15h.
Já as doses para crianças dos seis meses aos quatro anos são aplicadas mediante agendamento com a unidade de saúde de referência.