Santo Antônio de Posse: Pronto-Socorro Municipal passa a contar com sistema informatizado de Raio-X

Santo Antônio de Posse: Pronto-Socorro Municipal passa a contar com sistema informatizado de Raio-X

O Pronto-Socorro Municipal de Santo Antônio de Posse passou a operar recentemente com um sistema totalmente informatizado de exames de Raio-X, garantindo mais agilidade, integração entre as unidades de saúde e conforto aos pacientes da rede pública.
Com a modernização, os moradores não precisam mais transportar o tradicional filme radiográfico — aquele papel preto de grande dimensão utilizado anteriormente. Agora, todos os exames são armazenados digitalmente em um sistema integrado em nuvem.
Dessa forma, o paciente que realizar o exame no Pronto-Socorro poderá ter suas imagens acessadas pelo médico tanto na própria unidade quanto em qualquer outra unidade de PSF do município. O profissional visualiza os exames diretamente pelo computador, de forma rápida e segura, o que contribui para diagnósticos mais eficientes e continuidade do cuidado.
Quando houver necessidade de utilização do exame em unidades de saúde fora do município, o paciente receberá o material impresso no novo padrão, em papel fotográfico, substituindo definitivamente o antigo filme radiográfico.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Graziela Cristiane de Lima, a mudança representa um avanço importante no atendimento.
“Esse novo sistema traz mais praticidade tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Além de eliminar o transporte do filme radiográfico, garantimos que o histórico do paciente fique disponível de forma integrada em toda a rede municipal e, quando necessário, com impressão em um material mais moderno e sustentável”, destacou.
Tecnologia aliada à sustentabilidade
O filme radiográfico tradicional é produzido com base de poliéster e revestimento de emulsão com sais de prata, além de demandar produtos químicos para revelação. Esse processo gera resíduos de difícil descarte e maior impacto ambiental.
Com a informatização, o uso desse material foi eliminado. Nos casos em que a impressão é necessária, o município passou a utilizar papel fotográfico, que dispensa produtos químicos agressivos, possui menor impacto ambiental e representa redução de custos.
Nos próximos meses, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse prevê novas melhorias nos sistemas de informatização da rede municipal de saúde, com o objetivo de ampliar a integração entre os serviços, qualificar o atendimento à população e avançar na modernização da saúde pública municipal.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.