Comerciante é autuado por crime ambiental em Jaguariúna

Comerciante é autuado por crime ambiental em Jaguariúna

A Guarda Civil Municipal de Jaguariúna atendeu a uma denúncia anônima que apontava a existência de armadilhas e aves silvestres mantidas em cativeiro dentro de um estabelecimento comercial conhecido na cidade. A ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (24) e resultou na autuação de um comerciante por crime ambiental.

Durante a averiguação no local, os agentes constataram a presença de oito gaiolas, sendo duas com armadilhas ativas para captura e quatro contendo pássaros silvestres. Outras duas gaiolas possuíam dois animais cada, totalizando oito aves apreendidas, além de duas gaiolas vazias prontas para uso.

O proprietário, ao ser questionado, admitiu ter ciência da ilegalidade, mas afirmou que mantém o hábito de capturar e criar os pássaros “por hobby”, deixando-os expostos dentro do próprio comércio.

Diante dos fatos, o local foi preservado para perícia e o material, juntamente com os animais, foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Jaguariúna, onde foi elaborado o boletim de ocorrência de crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que proíbe a caça e a manutenção ilegal de espécies da fauna silvestre.

Os pássaros foram entregues aos cuidados de órgãos ambientais competentes para avaliação e destinação adequada.


✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.