Corpo de Bombeiros de Campinas reinaugura estação e amplia frota

Corpo de Bombeiros de Campinas reinaugura estação e amplia frota

Unidade da região do Jardim do Lago foi revitalizada para proporcionar melhores condições de trabalho ao efetivo

Quarta-feira, 22/10/2025 12:44

Por Wellington Nascimento

A estação do Corpo de Bombeiros do Jardim do Lago, em Campinas, no interior de São Paulo, foi reinaugurada nesta quarta-feira (22) após passar por obras para proporcionar melhores condições de trabalho ao efetivo. Além disso, a instituição recebeu uma nova viatura do tipo Auto Bomba de Salvamento Leve, que vai reforçar a frota e agilizar os atendimentos de emergências na região. 

A unidade, localizada na rua Jamil Gadia, foi completamente revitalizada, abrangendo troca de telhado, reforma elétrica e hidráulica, substituição de pisos e revestimentos, entre outros. Houve um esforço conjunto que contou com a doação de materiais e mão de obra da iniciativa privada para completar a reforma.

“O bombeiro que dá o seu suor na rua para fazer o atendimento à população, precisa retornar até a base e ter um local adequado que dê para descansar e se alimentar. Essa reforma vem para dar mais dignidade a esses profissionais, que atuam incansavelmente 24 horas por dia”, discursou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento de reinauguração da unidade.

A solenidade também contou com a entrega de uma nova viatura equipada com materiais robustos e cruciais para o atendimento de ocorrências como incêndios e resgates. O investimento de R$ 1,2 milhão foi feito por meio da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas (Seclimas).

“É uma viatura de bomba rápida e leve, que facilita o deslocamento e ajuda a diminuir o tempo-resposta do Corpo de Bombeiros nos incidentes”, disse o comandante do Comando de Bombeiros do Interior 1, coronel Diógenes Munhoz. O veículo também será utilizado em áreas de difícil acesso, onde não é possível a passagem de viaturas maiores.

Mais inclusão

O Corpo de Bombeiros de Campinas iniciou em abril deste ano um projeto piloto para aprimorar o atendimento durante o socorro de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

As viaturas foram equipadas com materiais específicos para esse público, com kits de colares de identificação, abafadores de ruído e pranchetas com sinais de comunicação alternativa. 

Nesta semana, o projeto chegou a outras regiões do interior paulista. “O atendimento especializado para pessoas com deficiências já está em curso também em Jundiaí, Sorocaba e Piracicaba. A ideia é que 78 estações dos Bombeiros do CBI-1 recebam esse aprimoramento, que vai abranger 168 municípios do estado”, disse Munhoz.

Além dos kits, as viaturas que realizam esse tipo de atendimento ganham um adesivo de identificação. Saiba mais aqui.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.