TRUMP AFIRMA QUE AMÉRICA DO SUL VIVE GUINADA À DIREITA E ASSOCIA MUDANÇA À PROSPERIDADE

TRUMP AFIRMA QUE AMÉRICA DO SUL VIVE GUINADA À DIREITA E ASSOCIA MUDANÇA À PROSPERIDADE

Presidente dos Estados Unidos elogia o colombiano Abelardo De la Espriella, conhecido como “El Tigre”, e critica a política migratória europeia. Brasil não foi mencionado na declaração.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (20) que a América do Sul atravessa uma transformação política marcada pelo avanço de governos e lideranças conservadoras. Durante conversa com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, o republicano associou essa mudança à prosperidade da região.

Trump declarou que, em um período relativamente curto, os países sul-americanos estariam se tornando mais conservadores. Na avaliação do presidente norte-americano, o cenário político regional mudou significativamente em relação aos anos em que, segundo ele, predominavam tendências de esquerda.

ELOGIOS AO PRESIDENTE COLOMBIANO

Durante a declaração, Trump destacou Abelardo De la Espriella, conhecido pelo apelido “El Tigre”, e elogiou sua postura política e proximidade com o governo norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que apoiou diferentes lideranças políticas da região e disse que os candidatos que receberam seu apoio venceram. Ao comentar o colombiano, ressaltou a afinidade entre os dois.

As declarações refletem a avaliação política de Trump sobre o continente. A associação entre a expansão do conservadorismo e a prosperidade, porém, foi apresentada pelo próprio presidente e não constitui, por si só, comprovação de que uma mudança ideológica seja responsável pelo desempenho econômico dos países.

CRÍTICAS À EUROPA

Trump também voltou a criticar a política migratória europeia. Ao comentar a situação da França e os acontecimentos recentes no continente, defendeu mudanças nas políticas adotadas pelos governos europeus.

Questionado sobre o cenário político francês, o republicano comentou a situação de Marine Le Pen e afirmou considerar que ela recebeu tratamento injusto.

BRASIL FICOU FORA DA DECLARAÇÃO

Apesar de a América do Sul ter sido o tema central da fala, Trump não mencionou diretamente o Brasil ao comentar a guinada conservadora na região.

A declaração ocorre em meio a um cenário de disputas políticas entre correntes ideológicas no continente e amplia o debate sobre as relações entre governos latino-americanos e os Estados Unidos.

ROBERTÃO CHAPA QUENTE — AQUI TEM HISTÓRIA!

Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/@tvcircuitopaulista
Entre no nosso site: https://jornaldigitaldobrasil.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jornaldigital/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldigitalregional/
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldigital
Rádio Notícia: https://player.maxcast.com.br/radionoticia

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.