Festival de Inverno de Amparo destaca-se pela acessibilidade e inclusão

Festival de Inverno de Amparo destaca-se pela acessibilidade e inclusão

O Festival de Inverno de Amparo está em pleno andamento, encantando o público com uma variedade de atrações musicais e culturais. O evento, que teve início em 7 de julho e continua até o dia 23 deste mês, na Praça Pádua Salles, destaca-se por sua abordagem inclusiva e compromisso com a acessibilidade, proporcionando uma experiência enriquecedora para pessoas com deficiência (PcD), idosos e crianças.

Com o objetivo de garantir que todas as pessoas possam desfrutar das músicas e atrações culturais oferecidas durante os 17 dias do evento, o Festival de Inverno de Amparo investiu em iniciativas de acessibilidade. Uma das principais características é a presença de profissionais especializados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), uma modalidade gestual-visual que permite a comunicação por meio de gestos e expressões faciais. Essa presença assegura que o público PcD tenha acesso pleno às principais apresentações musicais.

Além disso, uma área especial foi montada em frente aos maiores palcos das principais atrações, proporcionando um espaço adequado para pessoas com deficiência e idosos desfrutarem do evento com conforto. Os vídeos exibidos nos telões também possuem legendas, garantindo que a comunicação seja compreendida por todos os presentes.

A programação impressa do festival traz a indicação do símbolo de libras, permitindo que todos os visitantes saibam quando haverá interpretação em LIBRAS nos shows. Essa iniciativa busca facilitar o acesso e a participação das pessoas surdas nas apresentações.

Outra iniciativa importante foi a instalação de uma Placa de Comunicação Aumentativa e Alternativa na Praça Pádua Salles, próxima ao parque das crianças. Com o objetivo de permitir que pessoas com deficiência e/ou dificuldades de comunicação possam interagir, expressar emoções e sentimentos, essa placa representa um instrumento de aprendizagem. Medindo 1,5m x 1m, a placa permanecerá no local permanentemente, e há planos de instalar outras em praças e distritos de Amparo, tornando o município mais acessível e inclusivo.

Uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Diretoria de Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Juntos, eles têm trabalhado para desenvolver atividades voltadas à inclusão das pessoas com deficiência, refletindo o compromisso e o progresso significativo na promoção de políticas de inclusão e acessibilidade.

O Festival de Inverno de Amparo reforça a importância de tornar a cultura e os eventos acessíveis a todos os públicos, valorizando a diversidade e a igualdade. Com essas ações inclusivas, o festival proporciona uma experiência memorável para todos os participantes.

Para mais informações sobre o Festival de Inverno de Amparo e suas iniciativas de acessibilidade, entre em contato com a equipe de organização do evento.

 –

Confira a programação completa do Festival de Inverno no link https://bit.ly/festivaldeinvernodeamparo

Mais informações no site www.amparo.sp.gov.br ou nas redes sociais da Prefeitura de Amparo.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.