Em visita a Amparo, secretária Estadual de Esporte visita Areninha e recebe demandas de prefeitos
A secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis, esteve na quinta-feira, 2, na Estância de Amparo, onde se reuniu com representantes de 13 municípios da região para ouvir suas demandas e visitar, junto do prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, a primeira Areninha construída pelo governo do Estado.
A Areninha fica no Centro Esportivo do Jardim Figueira e hoje abarca diversos projetos, mantidos pela Secretaria Municipal de Esporte, que contemplam mais de 500 alunos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, futebol, melhor idade e hockey, sendo este reconhecido como o maior projeto do segmento na América Latina.
Na visita técnica, ela parabenizou o prefeito Carlos Alberto Martins pela conservação do espaço.
“Quero elogiar a sua iniciativa, o seu protagonismo, promovendo o esporte aqui em Amparo, inclusive, auxiliando a região. Está de parabéns pela conservação do equipamento! A primeira Areninha implementada no Estado está em perfeitas condições e sendo usada por muitas pessoas, beneficiando, principalmente, aos nossos jovens”, destacou.
Segundo o prefeito, o município mantém investimentos constantes no esporte e apoia o desenvolvimento das modalidades por entender a importância desse segmento na transformação de vidas. Ele também lembrou que a cidade foi sede, entre os dias 26 e 29 de janeiro, do Campeonato Nacional de Vôlei Adaptado, evento que reuniu 1,5 mil atletas da modalidade com idades acima dos 50 anos, e que os programas mantidos na Areninha tem ajudado centenas de jovens e adolescentes.
“Agradeço a visita da secretária e por esta proximidade que nos dá com o governo do Estado. Isso mostra o compromisso com o desenvolvimento dos municípios”, frisou.
Encontro com prefeitos
Durante o encontro com os representantes da região, realizado no gabinete da Prefeitura de Amparo, Coronel Helena destacou o papel do esporte no prisma da segurança pública e como ele pode ser um catalizador de mudanças sociais. Ela ainda reforçou a necessidade de aliar esporte à educação desde às séries iniciais para a formação de atletas.
Dentro desse espectro, ela apresentou o projeto São Paulo Olímpico, que está sendo formatado pela pasta. O objetivo é criar centros de artes marciais, manter e ampliar pistas de skate, implementar beach tennis, modalidade que tem se popularizado, além de dar mais condições para prática de atletismo.
Aos prefeitos, ela sinalizou que projetos já iniciados terão segmento nesta gestão e pediu que as etapas locais dos campeonatos recebessem mais atenção.
Nesse sentido, o secretário de Esportes de Amparo, Luciano Antonacci, colocou o município à disposição para ser uma das cidades sedes dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), que serão realizados de 17 a 21 de abril. Ele afirmou que estará protocolando ainda nesta semana o pedido para a pasta.
Ao final, os prefeitos apresentaram suas demandas à secretária.
Estiveram presentes os representantes dos municípios de Amparo, Artur Nogueira, Águas de Lindoia, Bragança, Itapira, Jaguariúna, Monte Alegre, Morungaba, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti.
Fotos: Fernanda Ferreira