JAGUARIÚNA INSTALA CÂMERAS OCR E PASSA A INTEGRAR ‘MURALHA DIGITAL’

JAGUARIÚNA INSTALA CÂMERAS OCR E PASSA A INTEGRAR ‘MURALHA DIGITAL’

A segurança pública de Jaguariúna ganhou mais um importante aliado contra a criminalidade: o sistema de câmeras com tecnologia OCR, que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, no total, a cidade já conta com 18 pontos de câmeras OCR, instalados no último mês de dezembro, com cerco em todo o perímetro de entrada e saída da cidade, inclusive na zona rural. Esses pontos cobrem 45 faixas de trânsito de veículos.
Como o novo sistema OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), Jaguariúna também passa a integrar, a partir desta semana, os sistemas de “Muralha Digital” regional, Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), garantindo assim mais agilidade e eficiência na comunicação entre as forças de segurança.
“Ainda não foram elaboradas prisões em flagrante decorrentes de informações provenientes de analíticos do sistema OCR. Mas, em dezembro, um veículo roubado foi cadastrado no sistema e, ao passar por uma faixa de leitura no bairro Primavera, acusou o sinistro. A Guarda Municipal foi direcionada e o suspeito que conduzia o veículo abandonou o carro e fugiu. O carro roubado foi recuperado”, informa a secretaria.
Além das câmeras OCR, Jaguariúna também conta com 27 câmeras de monitoramento que gravam imagens por 30 dias e são monitoradas por meio do Centro de Operações e Inteligência (COI), inaugurado em 2019.
Os investimentos em segurança pública realizados pela Prefeitura de Jaguariúna têm contribuído para a queda nos índices de roubos e furtos. Os números desses crimes caíram praticamente pela metade nos nove primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
De acordo com as estatísticas da SSP, de janeiro a setembro do ano passado, foram registrados 51 roubos, contra 91 no mesmo período de 2022 (queda de 44%). Já os casos de furtos (quando não há ameaça ou violência) caíram 50% – passaram de 867, de janeiro a setembro do ano passado, para 430 registros neste ano. O número de furtos e roubos de veículos também caiu de 109, até setembro de 2022, para 104 no mesmo período deste ano.

Fotos: Ivair Oliveira

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.