TRUMP AFIRMA QUE AMÉRICA DO SUL VIVE GUINADA À DIREITA E ASSOCIA MUDANÇA À PROSPERIDADE

TRUMP AFIRMA QUE AMÉRICA DO SUL VIVE GUINADA À DIREITA E ASSOCIA MUDANÇA À PROSPERIDADE

Presidente dos Estados Unidos elogia o colombiano Abelardo De la Espriella, conhecido como “El Tigre”, e critica a política migratória europeia. Brasil não foi mencionado na declaração.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (20) que a América do Sul atravessa uma transformação política marcada pelo avanço de governos e lideranças conservadoras. Durante conversa com jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, o republicano associou essa mudança à prosperidade da região.

Trump declarou que, em um período relativamente curto, os países sul-americanos estariam se tornando mais conservadores. Na avaliação do presidente norte-americano, o cenário político regional mudou significativamente em relação aos anos em que, segundo ele, predominavam tendências de esquerda.

ELOGIOS AO PRESIDENTE COLOMBIANO

Durante a declaração, Trump destacou Abelardo De la Espriella, conhecido pelo apelido “El Tigre”, e elogiou sua postura política e proximidade com o governo norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que apoiou diferentes lideranças políticas da região e disse que os candidatos que receberam seu apoio venceram. Ao comentar o colombiano, ressaltou a afinidade entre os dois.

As declarações refletem a avaliação política de Trump sobre o continente. A associação entre a expansão do conservadorismo e a prosperidade, porém, foi apresentada pelo próprio presidente e não constitui, por si só, comprovação de que uma mudança ideológica seja responsável pelo desempenho econômico dos países.

CRÍTICAS À EUROPA

Trump também voltou a criticar a política migratória europeia. Ao comentar a situação da França e os acontecimentos recentes no continente, defendeu mudanças nas políticas adotadas pelos governos europeus.

Questionado sobre o cenário político francês, o republicano comentou a situação de Marine Le Pen e afirmou considerar que ela recebeu tratamento injusto.

BRASIL FICOU FORA DA DECLARAÇÃO

Apesar de a América do Sul ter sido o tema central da fala, Trump não mencionou diretamente o Brasil ao comentar a guinada conservadora na região.

A declaração ocorre em meio a um cenário de disputas políticas entre correntes ideológicas no continente e amplia o debate sobre as relações entre governos latino-americanos e os Estados Unidos.

ROBERTÃO CHAPA QUENTE — AQUI TEM HISTÓRIA!

Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/@tvcircuitopaulista
Entre no nosso site: https://jornaldigitaldobrasil.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jornaldigital/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldigitalregional/
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldigital
Rádio Notícia: https://player.maxcast.com.br/radionoticia

Conteúdo de Roberto Torrecilhas publicado originalmente no Circuito Paulista.

Compartilhe!

Roberto Torrecilhas

Jornalista com 43 anos de experiência, diretor do Grupo Circuito Paulista de Comunicação. Também atua como apresentador, radialista, escritor e blogueiro, com uma trajetória dedicada à informação e à valorização do jornalismo regional. Cristão, casado e pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.