FOLHA DISTRIBUI ENCARTE COM PAPEL DE SEDA USADO EM CIGARROS DE MACONHA
Leitores da Folha de S.Paulo foram surpreendidos nesta segunda-feira (3 de novembro de 2025) ao encontrarem um encarte inusitado dentro do jornal impresso: uma folha de papel de seda, material tradicionalmente usado para enrolar cigarros de maconha.
A ação faz parte de uma campanha publicitária da banda Planet Hemp, que está promovendo sua turnê de despedida, intitulada “A Última Ponta”. O anúncio trazia o texto provocativo “Quem tem? Quem tem? Quem tem? Agora você tem”, acompanhado de um retângulo pontilhado, indicando o espaço para recorte do papel — confirmando que se tratava de material próprio para o uso de cigarros artesanais.
A iniciativa foi idealizada pela produtora 30e, responsável pelos shows do grupo, conhecido por seu histórico de defesa da descriminalização da maconha. Fundado em 1993, o Planet Hemp se tornou um dos grupos mais polêmicos do país na década de 1990, tendo inclusive enfrentado prisão em 1997, em Brasília, sob acusação de apologia ao uso de drogas.
O que causou maior repercussão foi o fato de o próprio jornal ter divulgado o encarte em suas redes sociais e publicado matéria em seu site exaltando a campanha. A Folha reforçou, inclusive, que defende a legalização de drogas leves em seus editoriais, o que dividiu opiniões entre leitores e internautas.
A turnê de despedida do Planet Hemp tem apresentações marcadas para São Paulo, no Allianz Parque, em 15 de novembro, e no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso, no dia 13 de dezembro.
✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.

