STF decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente, entre elas a proibição de utilizar redes sociais, mesmo de forma indireta, por meio de terceiros.
Segundo Moraes, as violações reiteradas das restrições indicam risco de reiteração das condutas, o que justificou a adoção de medida mais severa. Até então, Bolsonaro estava sujeito a monitoramento por tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana, além de outras restrições judiciais.
Com a nova determinação, o ex-presidente deverá permanecer em prisão domiciliar sob vigilância eletrônica contínua, com regras mais rígidas para comunicação e deslocamento. A medida passa a valer de forma imediata, e o caso segue em acompanhamento pelo STF.
A decisão ocorre em meio a um cenário político já tensionado, reacendendo debates sobre os limites da atuação do Judiciário e seus impactos no cenário eleitoral e institucional do país.
Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.