GESTÃO GUSTAVO REIS TEM TODAS AS CONTAS APROVADAS PELO TCE

GESTÃO GUSTAVO REIS TEM TODAS AS CONTAS APROVADAS PELO TCE

A gestão do prefeito Gustavo Reis (MDB) obteve a aprovação de todas as contas da Prefeitura de Jaguariúna julgadas até o momento pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), órgão responsável pela fiscalização e controle fiscal e orçamentário dos municípios e do Estado. O TCE já julgou e aprovou as contas da Prefeitura de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
Segundo o prefeito Gustavo Reis, “a aprovação das contas da Prefeitura de Jaguariúna atesta as boas práticas de administração e gestão fiscal adotadas em nossa gestão, o que reflete em bons serviços para a população, com transparência, responsabilidade e defesa do interesse público”.
Além de ter todas as contas aprovadas pelo órgão de fiscalização dos municípios, a atual gestão da Prefeitura de Jaguariúna também obteve, em 2020 e 2021, a nota máxima no índice CAPAG do Tesouro Nacional, do governo federal, que avalia diversos aspectos das finanças públicas e a capacidade de pagamento dos estados e municípios de todo o País.

CIDADE INTELIGENTE
Além de ter as contas em ordem, a Prefeitura de Jaguariúna tem se destacado em várias outras áreas nos últimos anos. A cidade foi eleita, por cinco vezes consecutivas, a mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, pelo ranking Connected Smart Cities, promovido pela consultoria Urban Systems. Em 2023, Jaguariúna também conquistou um feito inédito: o primeiro lugar no Eixo Educação. Foi a primeira vez na história da premiação que um município com menos de 100 mil habitantes conseguiu a primeira colocação nessa área.
A cidade também subiu no ranking geral e agora ocupa a 12ª colocação dentre 656 cidades analisadas (uma posição acima em relação a 2022), superando Campinas e até algumas capitais, como Brasília, Fortaleza e Recife. Assim, é o município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mais bem colocado no ranking Connected Smart Cities.

AMIGA DO IDOSO
Jaguariúna também foi reconhecida oficialmente como Cidade Amiga do Idoso pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O título se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade. A partir desse reconhecimento, Jaguariúna passou a compor uma seleta rede global de Cidades Amigas dos Idosos, composta por 520 municípios em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
O Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna, que incentiva e promove a prática de atividades esportivas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos, está entre as ações de sucesso que contribuem para que a cidade seja reconhecida como Amiga do Idoso.

AMIGA DOS ANIMAIS
O município também conquistou o Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection – Proteção Animal Mundial (WAP), com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O resultado se deve à iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, que reconheceu a causa animal como uma das prioridades, implantando na lei orçamentária da cidade recursos para desenvolver a política municipal de saúde animal, que agora é referência na América Latina.
A cidade foi uma das primeiras do Estado a inaugurar um Posto de Atendimento Médico Veterinário municipal, com atendimento totalmente gratuito. O município também foi um dos primeiros a contar com o Castramóvel, uma unidade volante de atendimento a cães e gatos nos bairros.

EDUCAÇÃO
Jaguariúna também tem conquistas importantes na Educação, com indicadores de excelência. Manteve a liderança na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação e número 1 na Pesquisa Indicadores de Satisfação do Serviço Público (INDSAT).
A cidade ainda é uma das dez do País selecionadas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) para participar do programa nacional pioneiro que implementa práticas e métodos de ensino para tornar os estudos mais prazerosos nas escolas municipais e implantou o Prouni Municipal, que oferece bolsas com 70% de desconto nas mensalidades para os alunos cursarem o ensino superior.

SAÚDE
A saúde pública de Jaguariúna também é referência em toda a região, contando com equipamentos de última geração para diagnósticos por imagem. É um dos poucos municípios a contar com aparelho de ressonância magnética de última geração na rede pública. Instalado no Hospital Municipal Walter Ferrari, o equipamento adquirido pela atual Administração coloca a saúde da cidade na vanguarda do diagnóstico por imagem, uma vez que apenas municípios de maior porte possuem esse tipo de aparelho na rede pública.
Com isso, além de a população não precisar mais se deslocar para outras cidades para a realização de exames de ressonância, o Município conseguiu zerar a fila de espera por esse tipo de diagnóstico.

SEGURANÇA
A Segurança Pública também é uma área que tem recebido muitos investimentos da Prefeitura de Jaguariúna nos últimos anos. A Administração comprou novas armas e coletes à prova de bala, está contratando mais guardas municipais, renovou a frota de viaturas da Guarda Municipal e está modernizando o Centro de Operações e Inteligência (COI), com a implantação de câmeras mais modernas, com a tecnologia OCR, capazes de ler placas de veículos e identificar possíveis criminosos. Com isso, o índice de roubos e furtos em Jaguariúna caiu pela metade neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O Município também reforçou a segurança nas escolas, com a compra de 126 detectores de metais portáteis para uso nas unidades de ensino municipais e a implantação do Botão de Segurança.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.