JOÃO AMOÊDO DIZ QUE CARTA E SAÍDA DE FLÁVIO BOLSONARO DO BRASIL MARCAM O FIM DO BOLSONARISMO

JOÃO AMOÊDO DIZ QUE CARTA E SAÍDA DE FLÁVIO BOLSONARO DO BRASIL MARCAM O FIM DO BOLSONARISMO

Ex-presidente do Novo criticou a reação do senador após a derrota nas urnas e defendeu a construção de uma alternativa política fora dos grupos que apoiaram sua candidatura.

O empresário João Amoêdo, fundador e ex-presidente do partido Novo, afirmou nesta quarta-feira (28) que a saída de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) do Brasil e a divulgação de uma carta contestando o resultado das eleições representam, em sua avaliação, o encerramento do bolsonarismo como força política. A declaração foi publicada nas redes sociais, após a derrota do senador no segundo turno da eleição presidencial.

Amoêdo defendeu a construção de uma alternativa política para o país sem as lideranças que apoiaram a candidatura de Flávio. Em sua manifestação, declarou que a carta e a saída do senador demonstrariam o esgotamento do movimento liderado pela família Bolsonaro.

A posição amplia as críticas que o empresário já havia feito à candidatura do parlamentar antes da votação. Na ocasião, Amoêdo manifestou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora tenha afirmado que faria oposição a qualquer um dos candidatos que vencesse a disputa.

CARTA CONTESTA RESULTADO DAS URNAS

No documento divulgado nesta quarta-feira, Flávio Bolsonaro afirmou que o Brasil vive um suposto “regime de exceção”, acusou integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) de perseguição política e levantou suspeitas de fraude eleitoral, sem apresentar provas que sustentassem as alegações.

Na primeira versão divulgada, o senador se declarou “o verdadeiro presidente eleito do Brasil”, apesar de ter sido derrotado no segundo turno. Após a repercussão, o texto foi alterado, e a expressão foi substituída por uma declaração na qual passou a se apresentar como “líder do Brasil”.

A carta também foi utilizada pelo parlamentar para justificar sua decisão de deixar o país e afirmar que pretende continuar sua atuação política a partir do exterior.

RESULTADO OFICIAL CONFIRMOU VITÓRIA DE LULA

Segundo os resultados oficiais divulgados pela Justiça Eleitoral, Lula foi reeleito presidente com 51,79% dos votos válidos, totalizando 64.256.232 votos. Flávio Bolsonaro recebeu 48,21%, equivalentes a 59.826.041 votos.

A diferença entre os candidatos foi de 4.430.191 votos. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a conclusão da apuração do segundo turno, realizado no domingo (25).

A contestação apresentada por Flávio não veio acompanhada, na carta divulgada, de provas que demonstrassem fraude capaz de alterar o resultado eleitoral.

AMOÊDO JÁ CRITICAVA A POLARIZAÇÃO

Antes do segundo turno, Amoêdo havia criticado a repetição de uma disputa presidencial concentrada no petismo e no bolsonarismo. Para ele, a ausência de uma alternativa competitiva fora desses dois campos representa um problema para a renovação política do país.

O empresário também afirmou que considerava um eventual governo de Flávio Bolsonaro mais preocupante do que um novo mandato de Lula, embora mantivesse críticas à gestão petista.

A declaração desta quarta-feira reforça sua defesa de uma reorganização do cenário político brasileiro. A avaliação de que o bolsonarismo chegou ao fim, entretanto, é uma interpretação de Amoêdo. Os efeitos da derrota eleitoral e dos acontecimentos recentes sobre a continuidade do movimento dependerão dos próximos passos de suas lideranças, dos partidos aliados e de sua base de apoiadores.

FONTES: Metrópoles, Agência Estado/UOL e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Metrópoles: https://www.metropoles.com/brasil/amoedo-diz-que-fuga-e-carta-de-flavio-enterraram-o-bolsonarismo

Agência Estado/UOL: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2026/10/28/em-carta-flavio-bolsonaro-se-autoproclama-presidente-eleito-e-repete-sem-provas-fraude.amp.htm

TSE: https://www.tse.jus.br/

ROBERTÃO CHAPA QUENTE ACOMPANHA OS DESDOBRAMENTOS.

JORNAL DIGITAL DO BRASIL | GRUPO CIRCUITO PAULISTA DE COMUNICAÇÃO | TV CIRCUITO PAULISTA — A ORIGINAL | RÁDIO NOTÍCIA

Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/@tvcircuitopaulista

Entre no nosso site: https://jornaldigitaldobrasil.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jornaldigital/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldigitalregional/

TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldigital

Rádio Notícia — ouça ao vivo: https://player.maxcast.com.br/radionoticia

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.