Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após romper tornozeleira e tentar fugir do Brasil com documentos falsos

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso nesta sexta-feira (26/12), no Paraguai, ao tentar fugir do Brasil. Segundo apurações conduzidas por investigadores responsáveis pelo caso, ele rompeu a tornozeleira eletrônica, utilizou passaporte falso e tentava deixar o país com destino final a El Salvador, passando por território paraguaio.
De acordo com autoridades brasileiras, Silvinei violou diretamente as medidas cautelares impostas pela Justiça ao danificar o equipamento de monitoramento eletrônico. Na decisão que decretou a prisão preventiva, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que a tornozeleira perdeu sinal na madrugada do dia 25 de dezembro, por volta das 3h, e ficou totalmente sem conexão às 13h do mesmo dia.
As investigações indicam que o ex-diretor da PRF deixou o Brasil por via terrestre, seguindo para o Paraguai, justamente para evitar aeroportos e controles migratórios mais rigorosos. Já fora do país, ele teria tentado embarcar para o Panamá, de onde seguiria para El Salvador, mas foi preso pela polícia migratória local antes de concluir a fuga.
Com ele, foram encontrados documentos paraguaios falsificados. Nos registros apresentados, Silvinei utilizava o nome Julio Eduardo Baez Fernandez.
Silvinei Vasques já foi condenado no âmbito da chamada trama golpista, acusado de utilizar a estrutura da PRF para interferir no processo eleitoral, por meio de operações que teriam dificultado o deslocamento de eleitores, principalmente na região Nordeste. Apesar da condenação, a prisão definitiva para cumprimento de pena ainda não havia sido decretada, o que não impediu a imposição de medidas cautelares agora descumpridas.
O caso segue sob responsabilidade das autoridades brasileiras e internacionais, com desdobramentos previstos tanto na esfera penal quanto administrativa.
✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV, Jornal Digital Regional, o primeiro jornal digital de toda a região.

