O Brasil continua na segunda colocação do quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Com sete medalhas conquistadas nesta terça (31), chegamos a 130 no total. São 37 de ouro, 52 de prata e 41 de bronze.
O judô brasileiro se despediu do Pan com mais uma medalha. Na prova por equipes mistas, o Brasil chegou à final, mas perdeu para Cuba e ficou com a prata. O Brasil encerrou a modalidade em Santiago com recorde histórico em número de ouros e de medalhas. Foram 16 pódios conquistados, com 7 ouros, 3 pratas e 6 bronzes.
No atletismo, mais três medalhas para a conta. José Fernando Ferreira, o Balotelli, ficou em segundo no decatlo e garantiu a prata. Nos 100m, prata também para Felipe Bardi, que fez a marca de 10s31. E nos 5.000, Altobeli da Silva chegou em quarto, mas ficou com o bronze após desclassificação de atleta mexicano. Os três são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
No tênis de mesa, o Brasil perdeu nas finais das duplas femininas e masculinas. As irmãs Bruna e Giulia Takahashi foram superadas pelas americanas Amy Wang/Rachel Sung por 4 x 3. Já Vitor Ishiy e Hugo Calderano perderam para os cubanos Jorge Campos/Andy Pereira por 4 x 2. Todos eles são beneficiados pelo Bolsa Atleta.
Também teve mais um bronze na esgrima. Dessa vez, quem subiu no pódio foi Guilherme Toldo, que ficou em terceiro no florete individual masculino. Nesta quarta (01) tem mais. Vai, Brasil! #Santiago2023#BolsaAtleta