Para curtir as férias: 12 lugares que você precisa conhecer em Amparo

Para curtir as férias: 12 lugares que você precisa conhecer em Amparo

As férias escolares e do trabalho aliadas ao verão são uma ótima oportunidade para o lazer em família. Para curtir esses momentos em Amparo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, elencou os melhores lugares para serem visitados. O município já está na rota turística do Circuito das Águas e além disso possui casarões históricos que podem ser explorados em belas fotografias que remetem ao século passado.

Todos os lugares podem ser acessados gratuitamente. Alguns necessitam de agendamento de horário e só abrem durante a semana.

Confira a lista:

1.Matriz Nossa Sra. Do Amparo
Endereço: Praça Monsenhor João Batista Lisboa, Centro

Necessário agendamento com Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3817-9364.

A Igreja Matriz foi construída atrás do local onde foi colocada a primeira imagem de Nossa Senhora do Amparo, trazida da cidade de Porto, Portugal, e que deu nome à cidade. A benção da capela ocorreu em 2 de fevereiro de 1878. Já em meados dos anos 20, ela passou por uma reforma, recebendo as torres laterais e reforço nas paredes, que ganharam, então, sua espessura atual.
Foram abertas as naves laterais, que até então eram formadas por salas, e foi criada a estrutura necessária para levantar uma cúpula prevista no projeto. Os púlpitos e confessionários foram feitos por Albano Pereira e João Siqueira, os quadros a óleo são de Benedito Calixto e a pintura e decoração interna do pintor Mário Thomazi, todas concluídas até 1950.

2. Igreja do Rosário
Endereço: Largo do Rosário, Centro, Amparo

Necessário agendamento com Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3817-9364.

Primeira igreja construída em Amparo, sua edificação se deu em meados de 1830. Entre os anos de 1850 e 1878, ela foi considerada a igreja matriz, até dar espaço à Matriz Nossa Senhora do Amparo.  No ano de 1857, a igreja foi palco das primeiras eleições da 1ª Câmara de Vereadores da cidade. Já no final do século XIX, ela passou por uma grande reforma, alcançando a estrutura que tem hoje.

3. Museu Municipal Bernardino de Campos
Endereço: R. Luís Leite, 7, Centro

De quarta a Sábado, das 10h às 16h; aos domingos das 09h às 15h.

Instalado na antiga residência do Coronel Luís Leite (1885), que entre o final do século XIX e meados do século XX também abrigou a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e o Serviço de Águas  Esgotos de Amparo, o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Bernardino de Campos foi inaugurado em novembro  de 1975.
Hoje, ele conta com um rico e diversificado acervo composto por obras de arte, mobiliário, porcelanas, vestuário, instrumentos musicais, instrumentos e equipamentos de antigas boticas e farmácias, troles, carros fúnebres de tração animal, coleção de testemunhos da Revolução Constitucionalista de 1932, coleções de minerais e insetos, entre outros, estimando-se o volume de 12 mil peças. 

4.Praça Pádua Salles
Endereço: Rua José Araújo Cintra, 1, Centro

Antigo Largo da Estação, a Praça Pádua Salles reúne diversos marcos históricos da cidade. Ali se encontram a Casa da Cultura, a Pinacoteca Municipal, o Monumento em homenagem aos Expedicionários e obelisco da Independência, implantado em 1922 para comemorar o primeiro centenário da independência do Brasil. 

5. Estação Mogiana
Praça Pádua Sales, Rua José Araújo Cintra, 1, Centro

Localizada no Centro da Praça Pádua Salles, a estação Mogiana ficava no local que, em 1978, era conhecido como Largo da Estação. Naquele tempo, a então Avenida Progresso, hoje Avenida Bernardino de Campos, não passava de uma estrada estreita que seguia paralelamente aos trilhos da Mojiana, na direção de Campinas.
O aumento da produção de café nas terras de Amparo e de alguns municípios vizinhos incentivou a Companhia Mojiana a prolongar os trilhos. A partir disso, foram criados os ramais de Monte Alegre, inaugurado em 1890 e, posteriormente, o de Serra Negra, em 1892.
O prédio mantém sua estrutura histórica e exibe as ampliações feitas naquela época, bem como o conjunto de armazéns que davam suporte às exportações.

6. Biblioteca
Endereço: Praça Monsenhor João Batista Lisboa, 132, Centro

De segunda a sexta, das 8h às 16h.

Inaugurado no ano de 1900 para ser um grêmio literário, o local se tornou Biblioteca só em 1970, por meio de uma Lei municipal.
A Biblioteca é uma das edificações mais bem preservadas e fica no entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo. Ela também preserva grande parte de publicações de amparenses e democratiza o acesso a leitura, contando ainda com um setor de obras raras, em um anexo ao fundo do terreno.

7.Cristo Redentor
Endereço: Estrada Affonso Ribeiro Persicano, 700, Bairro Arruda
Aberto todos os dias

O Cristo Redentor de Amparo foi inaugurado no ano de 1966 e, na época, perdia em altura somente para o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estátua mede 12 metros de altura e tem uma base de 5,2 metros, totalizando 17,2 metros. Ele ainda está a 863 metros acima do nível do mar, o que proporciona uma bela vista da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais visitados de Amparo.

8.Centro de Memória
Endereço: Rua Oito de Abril com a Washington Luís, 71/77

Antiga casa de Mercedes Rocha, o Centro de Memória foi construído em taipa de pilão e taipa de mão na década de 1850. O casarão é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Amparo (Codepacua) e é uma das edificações que marcam o início da povoação na cidade, sendo o primeiro a receber escritura.

9.Parque Ecológico
Rua Salermo, s/n, Bairro Silvestre

De terça a domingo, das 8h às 17h

O Parque Ecológico de Amparo atua como um Centro de Educação Ambiental, abrigando animais silvestres e domésticos taxidermizados, orquidário municipal, observatório municipal, pousada das abelhas, casa da agricultura  (com minhocário, compostagem, viveiro de mudas nativas e exóticas, ervas aromáticas e medicinais), jardim das aves, área de exposições e de lazer para crianças.
O espaço oferece atendimento a grupos com agendamento prévio. Com área de 26 mil m², o Parque se torna ainda uma opção para famílias realizarem piqueniques em meio a árvores frutíferas, nativas, e exóticas.
Ele conta também com bicicletas adaptadas para que pessoas com deficiência de locomoção ou mobilidade reduzida possam aproveitar o passeio.

10. Jardim Público
Endereço: Rua Carlos de Campos, Centro

Foi em meados de 1885 que a população se mobilizou para dar à cidade um jardim público. O objetivo era utilizar o terreno dos cemitérios desativados, o que, com a instituição da Câmara Municipal, em 1887, foi possível.
O Jardim Público de Amparo é um espaço de natureza exuberante, com lago e parque para as crianças. O passeio neste local garante lindas fotos em família, além de proporcionar momentos de tranquilidade.

11. Mercado Municipal
Endereço: Praça Dr. Araújo, s/n, Centro

O projeto de construção do Mercado Municipal foi feito em 1906, sendo inaugurado seis anos depois, em 1912.

O antigo edifício, que sofreu reformas e intervenções, conta na atualidade com instalações de cozinha, restaurante e boxes  para a venda de produtos diversos.
Hoje, o espaço está fechado para uma nova restauração, mas é possível visitá-lo pela área externa.

12. Ladeira da Artes
Endereço: Rua Rodrigo Silva, 155, Centro

A Ladeira das Artes é um projeto de intervenções artísticas na Ladeira João Aredes de Carvalho. Desenvolvido por artistas locais e convidados, as escadarias receberam aplicação de peças em cerâmica personalizada e pinturas em grafite, harmonizando-se com a paisagem urbana da cidade.
Ao caminhar pelos degraus também é possível perpassar por temas históricos de Amparo. 

Fotos: Roger Areias

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Related articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.