Operação Red Light desmantela rede criminosa em bairro conhecido por prostituição e tráfico em Campinas

Uma grande operação conjunta das forças de segurança de São Paulo foi deflagrada nesta semana no bairro Itatinga, em Campinas, com o objetivo de reprimir crimes graves como exploração sexual de menores, tráfico de drogas, rufianismo, extorsão, furto de energia e até crime ambiental.
A ação, batizada de “Operação Red Light”, foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da DEIC Campinas (1ª DIG, 2ª DISE, 3ª DHPP e GOE), 2ª Delegacia de Defesa da Mulher, 6º Distrito Policial, com apoio da Polícia Militar através do BAEP, além de equipes da CPFL e representantes da Vara da Infância e Juventude da Comarca.
Durante o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, foi realizado o resgate de três adolescentes que estavam sendo exploradas sexualmente em casas de prostituição. A atuação da 2ª DDM foi essencial para a identificação desses locais de abuso, resultando em uma importante ação de proteção às vítimas.
Além disso, a operação contabilizou nove prisões em flagrante:
- Três por tráfico de drogas;
- Cinco por furto de energia elétrica, com apoio técnico da CPFL;
- Uma por crime ambiental, com a descoberta de um lixão clandestino na região;
- E ainda, a captura de um procurado da Justiça pela Polícia Militar.
Também foram apreendidas bebidas comercializadas de forma irregular em uma adega, que funcionava em desacordo com a legislação.
A operação é mais uma resposta firme do poder público contra a criminalidade instalada em regiões marcadas pela degradação social e criminal. O bairro Itatinga, conhecido historicamente por práticas ilícitas, está agora sob o cerco da lei.
O caso segue sendo investigado, e outras ações podem ser desencadeadas nos próximos dias.
Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.