Homem é preso por planejar ataques e promover crimes cibernéticos em Guarulhos
Uma operação realizada por equipes do 8º Distrito Policial de Guarulhos, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Guarulhos e Franco da Rocha, resultou na prisão de um homem apontado como responsável por promover crimes cibernéticos de alto risco. Segundo as investigações, o indivíduo utilizava uma conta no Instagram para estimular violência extrema, induzir automutilação e fazer apologia a massacres escolares.
A investigação teve início após informações repassadas pela Adidância da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), sediada na embaixada norte-americana em Brasília. O material recebendo indicava que o usuário poderia estar planejando atos de violência em ambiente escolar, o que mobilizou as autoridades brasileiras.
Com base nas informações, a Polícia Civil deu início a uma investigação eletrônica detalhada, que permitiu identificar locais de acesso à internet relacionados às postagens criminosas. A partir disso, foi expedido mandado de busca e apreensão.
O suspeito foi encontrado em sua residência, onde estavam também alguns familiares. No imóvel foram apreendidas vestimentas utilizadas nas publicações, capa de colete, acessório tático com coldre, além de equipamentos de informática e telefone celular. Durante revista pessoal, os policiais localizaram anotações escondidas nas roupas íntimas do detido, contendo possíveis logins e senhas de contas utilizadas nos ambientes virtuais investigados.
O caso segue em apuração, com análise do material apreendido e aprofundamento das ligações do suspeito com possíveis redes de incentivo à violência.
📲 ATENÇÃO – PARTICIPE DO SORTEIO BAIXANDO O APP . Baixe nosso aplicativo e receba em seu celular as notícias.
Baixe o aplicativo e concorra a um PIX de 100 reais direto na sua conta!
Baixe em seu celular nosso aplicativo de notícias:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.jornaldigitaldobrasil
✍️ Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.

