🚗 NOVAS REGRAS PERMITEM INSTRUTORES AUTÔNOMOS DE TRÂNSITO SEM VÍNCULO COM AUTOESCOLAS

O governo federal anunciou nesta semana mudanças importantes para o setor de formação de condutores. A partir de agora, instrutores autônomos poderão ministrar aulas práticas de direção para carros e motos sem a necessidade de vínculo com autoescolas. A medida faz parte de um pacote de ações do Ministério dos Transportes voltado à redução dos custos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O curso gratuito de capacitação será oferecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e o candidato que desejar atuar como instrutor autônomo deverá cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo órgão federal:
- Ter idade mínima de 21 anos e possuir CNH há pelo menos dois anos;
- Não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias, nem possuir cassação da habilitação;
- Ter ensino médio completo e formação pedagógica em direção segura;
- Obter certificado de curso específico emitido pelo órgão de trânsito;
- Utilizar veículos devidamente identificados como de instrução, com idade máxima de 8 anos (motos), 12 anos (carros) e 20 anos (veículos de carga).
Com a nova regulamentação, o governo pretende ampliar o acesso à formação de condutores, descentralizar o sistema tradicional das autoescolas e incentivar a formalização de instrutores independentes, promovendo economia e inclusão no processo de habilitação.
✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.

