Tesouro dos EUA compara Alexandre de Moraes e esposa a casal criminoso

Tesouro dos EUA compara Alexandre de Moraes e esposa a casal criminoso

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, comparou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, ao casal norte-americano Bonnie Parker e Clyde Barrow, conhecidos por liderar uma quadrilha criminosa durante a Grande Depressão. A declaração foi dada nesta segunda-feira (22) à agência Reuters, ao comentar a sanção imposta à esposa do magistrado e ao instituto jurídico Lex, ligado à família, no âmbito da Lei Global Magnitsky.

“Não existe Clyde sem Bonnie”, afirmou Bessent ao justificar a inclusão de Viviane nas restrições. A frase faz alusão direta ao casal que, entre 1932 e 1934, praticou assaltos, sequestros e homicídios em diversos estados dos EUA, até serem mortos em uma emboscada policial.

De acordo com Bessent, a ampliação das sanções faz parte de uma estratégia do governo norte-americano para atingir indivíduos ligados a autoridades brasileiras acusadas de perseguir opositores políticos. Ele também advertiu que instituições financeiras no Brasil que mantenham relações com pessoas já listadas nas sanções podem ser alvo de novas medidas punitivas.

A assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal emitiu uma nota. Na declaração, o ministro Alexandre de Moraes classificou como “ilegal e lamentável” a aplicação da Lei Magnitsky contra sua esposa. Segundo ele, a medida fere normas do Direito Internacional, compromete a soberania do Brasil e viola a autonomia do Poder Judiciário. Moraes afirmou ainda que seguirá atuando no Supremo com “independência e imparcialidade”.

“Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor, Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.”

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.