INSS CANCELA AUTORIZAÇÃO DE OITO INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS EM ESQUEMA DE FRAUDE BILIONÁRIA


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta terça-feira (5), o cancelamento da autorização de oito instituições financeiras para realizar novas operações de crédito consignado com desconto direto na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
A decisão inédita foi tomada após revelações feitas pela Polícia Federal, que identificou um esquema bilionário de fraudes, com cobranças indevidas de mensalidades e serviços não autorizados aos beneficiários da Previdência Social. As irregularidades ocorreram entre 2019 e 2024, e os prejuízos podem ultrapassar a marca de R$ 6,3 bilhões.
Segundo o INSS, essa é a primeira vez que a instituição cancela definitivamente convênios desse tipo. As medidas visam proteger os segurados, especialmente os mais vulneráveis, que foram vítimas de abusos financeiros sem autorização ou conhecimento.
🔻 Instituições com convênio cancelado:
- CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
- HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
- Banco Seguro S.A.
- Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
- Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
- Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
- Banco do Nordeste do Brasil S/A – BNB
- Banco Industrial do Brasil S/A
As instituições mencionadas não poderão mais firmar novos contratos de consignado junto ao INSS, embora contratos antigos ainda estejam sendo analisados caso a caso pelas autoridades e órgãos de defesa do consumidor.
O INSS declarou que seguirá trabalhando para garantir mais segurança, transparência e respeito ao direito dos aposentados e pensionistas, com reforço na fiscalização e punição para quem usar os dados da Previdência de forma indevida.
A investigação segue em curso, e novas medidas poderão ser adotadas nos próximos dias.
Reportagem de Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.