Câmara de Limeira aprova moção que declara Alexandre de Moraes persona non grata


Na sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Limeira aprovou uma moção de protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, declarando-o persona non grata no município.
A proposta, apresentada pelo vereador Guilherme Guido, foi aprovada com dois votos contrários, das vereadoras Isabelly Carvalho e Tatiane Lopes, e contou com a ausência de alguns parlamentares no momento da votação.
No texto, a moção aponta que condutas do ministro teriam desrespeitado a Constituição Federal, citando como justificativa as sanções impostas a ele com base na Lei Magnitsky — legislação norte-americana aplicada contra violações de direitos e corrupção. Também é mencionada a acusação de um gesto obsceno supostamente feito por Moraes no dia 30 de julho, durante uma partida de futebol na Neo Química Arena, em São Paulo, interpretado pelos autores como provocação e deboche.
De acordo com o documento aprovado, tais atitudes seriam incompatíveis com os princípios constitucionais de impessoalidade, moralidade e decoro esperados de um integrante da Suprema Corte. A moção será encaminhada oficialmente ao gabinete do ministro, em Brasília.
Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.