Águia da PM resgata grupo de trilheiros que estava desaparecido na Mata Atlântica
Quatro pessoas saíram de Juquitiba e pretendiam chegar até Itanhaém antes do pôr do sol
Domingo, 01/12/2024 17:00
Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
O Helicóptero Águia da Polícia Militar resgatou neste domingo (1) quatro pessoas que estavam desaparecidas após se perderem durante uma trilha que realizavam na Mata Atlântica. O grupo saiu na manhã de ontem da estrada da Pilata, em Juquitiba, na Grande São Paulo, e iria em direção a uma fazenda localizada no município de Itanhaém, na Baixada Santista.
Os trilheiros pretendiam chegar ao destino final antes do pôr do sol. Como ficaram sem sinal de celular e não retornaram as mensagens, familiares das vítimas acionaram a Polícia Militar, que iniciou as buscas em conjunto com o Corpo de Bombeiros no mesmo dia. A procura continuou hoje e eles foram localizados pelo Águia da PM por volta do meio-dia próximo ao Rio Juquiá, que liga São Paulo até a cidade do litoral paulista.
De acordo com o 1º tenente Rogério Tricca, do 6º Grupamento de Bombeiros (GB), as vítimas foram resgatadas bem, apenas com escoriações leves em decorrência do percurso. Elas já estão em casa com seus familiares. “Eles tiveram que dormir no meio do mato, mas levaram mantimentos suficientes para até dois dias, que era o tempo que poderia durar a caminhada até Itanhaém”, disse o policial.
Cerca de 40 policiais militares estavam empenhados no resgate. Dentre eles, cerca de 11 equipes de bombeiros do Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (Gaed), do 6° e 18° GB, pertencentes a região litorânea de São Paulo.
Como o local era de difícil acesso, a ação também contou um drone da Polícia Militar para fornecer mais detalhes para as equipes que estavam em diligências por via terrestre. Todas as informações eram repassadas para a tripulação que estava na aeronave, que conseguiu fazer o resgate.