Aumento no Preço da Carne Impacta o Churrasco do Brasileiro e o Povo Recorre a Cartela de Ovos
Após um período de estabilidade no primeiro semestre, os preços das carnes nos supermercados subiram significativamente neste fim de ano. Economistas alertam que a tendência é de que o preço do churrasco do brasileiro continue a aumentar.
Em setembro, os preços da carne bovina para o consumidor subiram 7,2% em relação ao mesmo mês de 2023. Essa alta resultou em uma queda de 1,8% no consumo dessa proteína, marcando a primeira retração registrada neste ano.
Os dados são de um levantamento da consultoria Scanntech, que analisou preços em cerca de 45 mil pontos de venda no país. Para chegar aos cálculos, foram utilizadas aplicações automatizadas (APIs) que analisam dados de faturamento e volume vendido em quilogramas.
Em todo o país, o preço médio nacional da carne vermelha subiu para R$ 28,65 em setembro. No mesmo mês de 2023, o preço médio era de R$ 26,74, quando os preços já apresentavam uma tendência de queda, diferente do observado neste ano.
Como alternativa, os brasileiros têm substituído as carnes por ovos e peixes. O consumo desses itens aumentou 27,1% e 6,2%, respectivamente, em setembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2023, devido à redução de preço. O ovo ficou 10,1% mais barato, e o peixe, 0,3%, na mesma base comparativa.
Além disso, a carne de frango subiu 11,7% em setembro, e a carne suína ficou 17% mais cara em comparação com o ano passado.
Os dados da consultoria refletem os números apresentados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.
O jornalista policial Robertão Chapa Quente acompanha indignado essa situação.