Maior símbolo nacional, bandeira do Brasil é carregada há 3 anos por tenente da Rota: “Privilégio”
Domingo, 19/11/2023 12:18
1º e 2º tenentes são os responsáveis por apresentar, em eventos da PM, o símbolo nacional, cuja data é celebrada nesta domingo (19)
Cantar o hino nacional brasileiro é um momento aguardado por todos os policiais em uma solenidade. O sentimento de pertencer a uma nação é ouvido e sentido ao verem em destaque a bandeira nacional, cuja data é comemorada nesta domingo (19). Na Polícia Militar, a responsabilidade de carregar a bandeira no pavilhão fica a cargo dos 1º e 2º tenentes.
Há nove anos na PM, o 1º tenente Victor Anversi exerce a função de porta-bandeira em eventos da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) há 3 anos e meio, assim que entrou para o batalhão de elite. Para ele, é uma honra poder representar o país.
“A sensação é de privilégio. É muito gratificante poder representar nosso país e carregar nosso maior símbolo nacional. Mas não só isso, é também carregar a bandeira paulista e o nosso brasão e boina, que são os maiores símbolos do batalhão”, diz Anversi.
Há duas situações em que a bandeira nacional é empregada por porta-bandeiras nas solenidades. Na primeira, a bandeira nacional, do Estado e a do batalhão, são levadas pela guarda até o dispositivo em forma. Já na segunda, apenas a bandeira do país é levada pelo tenente, que toma posição de destaque em frente à tropa. Este caso é comum em formaturas e entregas de medalhas.
Dentre tantos eventos que já participou como porta-bandeira, o tenente comenta que os aniversários da Rota são os que mais marcaram sua vida. “Também é a realização de um sonho”, conta.
Todos os 1º e 2º tenentes do batalhão podem se voluntariar para a função de porta-bandeira, que passa por um treinamento específico e aprende movimentos de passo cadenciado e a forma correta de carregar o estandarte. Após os eventos, a flâmula é guardada em um relicário que fica na sala do comandante.
Bandeira Nacional
A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, e representa um dos quatro símbolos oficiais do país, assim como o hino, o brasão e o selo nacional.
Suas cores foram inspiradas na bandeira do Império brasileiro: o verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e o amarelo representa a família da imperatriz Leopoldina, os Habsburgos.
O lema “Ordem e Progresso” foi inspirado na frase de Augusto Conte, criador da corrente filosófica positivista do século XIX. “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”. Para ele, o progresso seria um resultado da ordem.
Já as estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal. O formato que elas estão na bandeira representa a Constelação Cruzeiro do Sul, em 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República do Brasil.