Zoonose de Artur Nogueira fez mais de 4,5 mil atendimentos em 2022
Dentre os serviços gratuitos oferecidos a população estão castrações, vacinações, atendimentos de denúncias e outros
O cuidado e amparo animal seguem sendo duas das prioridades da Prefeitura de Artur Nogueira. Durante o ano de 2022, a Unidade de Vigilância em Zoonose realizou mais de 4.500 atendimentos gratuitos e voltados, principalmente, aos animais da população de baixa renda que muitas vezes não tem condições de arcar com esses gastos.
Dentre os serviços prestados pelo departamento estão vacinações (4.112); atendimentos gerais (395); castrações de cães e gatos machos (75 de setembro a dezembro); animais mortos retirados (32); e atendimento de denúncias (104).
Para o prefeito Lucas Sia (PSD), os números positivos representam o carinho e atenção da gestão para com a causa animal. “Foi um belo e incansável trabalho em equipe. Para 2023, vislumbramos números ainda melhores. Nossos bichinhos merecem todo esse amor e cuidado”, destacou.
CASTRAMÓVEL
Para manter a excelência nos serviços prestados, recentemente a Prefeitura inaugurou o tão aguardado Castramóvel. No veículo itinerante são feitas consultas, aplicações de vacinas e castrações, sempre na presença de um médico veterinário e um auxiliar – de maneira segura e respeitando todas as normas e exigências do Conselho de Medicina Veterinária.
O castramóvel segue à disposição da população de baixa renda, e que possua animais de estimação como cachorro ou gato. Além disso, ele atende animais em situação de abandono no município.
PROJETO VACINA EM DIA
Já o número expressivo de vacinação é fruto do Projeto “Vacina em Dia”, que aconteceu ao longo de 2022, com o objetivo de ajudar os moradores que não possuíam condições ou meios de locomoção para levar seus animais até o Castramóvel.
A Prefeitura instalou pontos de vacinação antirrábica (raiva) em diversos bairros e em pontos estratégicos para alcançar o maior número de moradores possível. De acordo com o departamento, foram disponibilizadas de 150 a 400 vacinas por bairro.
A médica veterinária e responsável pelo setor no município, Larissa Mandaio, explica que, para o projeto, foram escolhidas regiões com maior número populacional de cães e gatos. As doses também eram disponibilizadas duas vezes por semana, na antiga unidade da Zoonose e, posteriormente, no Castramóvel.
CANAL NO WHATSAPP
Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonose criou um canal de WhatsApp exclusivo. A nova possibilidade de atendimento tem atendido toda a população em horários comerciais através do 19 3877-1505.
Pelo canal, os moradores podem solicitar castração para cães e gatos, realizar denúncias de maus tratos aos animais, agendar consultas e vacina contra a raiva, além de tirar dúvidas e fazer sugestões, elogios e/ou críticas.
O canal de WhatsApp da Zoonose está a disposição dos munícipes de segunda a sexta, de 8h às 17h.