GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE POSSE ATUA EM CASO DE MAUS-TRATOS A CAVALOS NO BAIRRO RECREIO CAMPESTRE


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo Antônio de Posse atendeu, na tarde desta quarta-feira (8), uma ocorrência de maus-tratos a animais, registrada na Rua Geraldo da Silva, nº 281, no bairro Chácaras Recreio Campestre (Rincão). O caso foi denunciado via WhatsApp e resultou na apreensão de dois cavalos em situação de abandono e sofrimento.
A equipe da VTR-018, composta pelo 3ª Classe Mendes e pela Subinspetora Marilene, realizava patrulhamento rural quando recebeu o chamado da central. Com apoio da VTR-019, formada pelos GCMs Guimarães e Galani, os agentes se deslocaram até o endereço, acompanhados de uma veterinária do Centro de Castração Municipal.
No local, os guardas encontraram dois cavalos presos em um terreno, sem água nem alimentação. Durante a avaliação, a profissional veterinária constatou sinais de desnutrição, doenças de pele e possível doença do carrapato, devido à grande quantidade de parasitas nas orelhas e na região anal dos animais.
Após ouvir vizinhos, os agentes conseguiram identificar e localizar o proprietário dos cavalos, morador nas proximidades. O homem foi informado sobre o crime e conduzido ao Plantão Policial, onde a autoridade de plantão determinou a apreensão dos animais, que ficaram sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal e da veterinária responsável, para receberem os cuidados necessários.
O proprietário deverá responder pelo crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, e foi liberado para responder em liberdade. O caso será encaminhado ao Fórum de Jaguariúna para as devidas providências judiciais.
✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor, Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.