CONDUTORES TÊM ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2025 PARA EMPLACAR MOTOS ELÉTRICAS

CONDUTORES TÊM ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2025 PARA EMPLACAR MOTOS ELÉTRICAS

Uma mudança significativa nas normas de trânsito está prestes a impactar diretamente a vida de milhões de brasileiros que utilizam veículos elétricos de pequeno porte. Desde julho de 2023, a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, trazendo novas exigências para ciclomotores, bicicletas elétricas, scooters, patinetes e até skates motorizados.

De acordo com a resolução, todos esses veículos deverão estar devidamente registrados, licenciados e emplacados até o dia 31 de dezembro de 2025. A medida tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, facilitar a identificação dos condutores e coibir o uso irregular de equipamentos motorizados nas vias públicas.

Após o prazo estabelecido, quem não realizar o emplacamento poderá sofrer penalidades severas, incluindo multas, apreensão do veículo e outras sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) alerta que o período de adaptação é essencial para que os condutores evitem transtornos no futuro. A recomendação é que os proprietários procurem os órgãos de trânsito de seus municípios o quanto antes para regularizar a situação e entender quais são os documentos exigidos para o processo.

A adequação às novas regras marca um passo importante rumo à modernização e segurança do trânsito brasileiro, especialmente em um cenário onde os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de mobilidade sustentável.

✍️ Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor e Apresentador Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital, RMC TV, Grupo JDB de Comunicação e Notícias e Rádio Notícia, detentor das marcas registradas Jornal Digital do Brasil e RMC TV.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.