Aneel aciona bandeira vermelha patamar 1 para outubro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que no mês de outubro entrará em vigor a bandeira vermelha patamar 1, o que representa um custo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida significa uma redução em relação ao patamar 2, aplicado nos meses de agosto e setembro, que tinha tarifa mais elevada.
Segundo a Aneel, a decisão está relacionada ao volume de chuvas abaixo da média, que impacta o nível dos reservatórios das hidrelétricas e reduz a capacidade de geração de energia por essa fonte. Diante disso, torna-se necessário o uso de usinas termelétricas, cuja produção é mais cara e justifica o acionamento da bandeira tarifária.
A Agência também destacou que a geração solar é intermitente, não sendo capaz de abastecer o sistema de forma contínua. Assim, mesmo com sua contribuição, há necessidade de acionar as termelétricas, especialmente nos horários de maior consumo.
Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor, Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.