Zona rural enfrenta onda de crimes: furtos de café e abate clandestino de gado preocupam produtores

Zona rural enfrenta onda de crimes: furtos de café e abate clandestino de gado preocupam produtores

A tranquilidade do campo foi quebrada por uma sequência de crimes registrados entre os dias 1º e 2 de agosto em propriedades rurais de Guaxupé e Bom Jesus da Penha, no sul de Minas Gerais. A Polícia Militar atendeu duas ocorrências distintas que evidenciam a vulnerabilidade do produtor rural diante da ação criminosa.

No primeiro caso, registrado na manhã de sexta-feira (1º) em um sítio na zona rural de Guaxupé, a proprietária relatou à PM que ouviu os cães da fazenda latirem com insistência na noite anterior, por volta das 22h30. No entanto, apenas na manhã seguinte ela constatou que o cadeado do barracão onde estavam armazenadas as sacas de café havia sido arrombado. Do local, foram levadas cerca de 10 sacas de café arábica beneficiado.

Perto do barracão, foram localizados um bag vazio e sinais de arrombamento na cerca da propriedade, possivelmente utilizados pelos criminosos para facilitar o acesso. O local não possui sistema de monitoramento, o que dificulta a identificação dos autores.

Já no sábado (2), um produtor rural da vizinha Bom Jesus da Penha também acionou a polícia ao perceber o sumiço de grãos durante a colheita diária. Segundo ele, aproximadamente 180 litros de café foram furtados, o que representa meia saca beneficiada. Mas o prejuízo não parou por aí. Próximo ao barracão da propriedade, os criminosos também realizaram o abate clandestino de um novilho de cerca de 360 kg, levando as principais peças de carne do animal.

Assim como no caso anterior, a propriedade não conta com câmeras ou qualquer tipo de sistema de segurança, e até o momento não há suspeitos identificados.

As ocorrências acendem um alerta para a crescente insegurança na zona rural. Produtores cobram reforço no patrulhamento e investimentos em tecnologia para coibir os crimes no campo.

Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.