Fragilidade política e rombo bilionário: Lula deve entregar Correios nas mãos de Alcolumbre…..

Fragilidade política e rombo bilionário: Lula deve entregar Correios nas mãos de Alcolumbre…..

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta mais uma crise em seu governo: após sucessivos prejuízos e fortes pressões políticas, o comando dos Correios pode cair nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), como moeda de barganha.

Na sexta-feira (4), o presidente da estatal, Fabiano Silva, pediu demissão. A saída ocorre em meio a um rombo financeiro escandaloso: R$ 1,7 bilhão só no primeiro trimestre de 2025. Em 2024, o prejuízo acumulado foi de R$ 2,6 bilhões — quatro vezes maior que o do ano anterior, e o pior desempenho da história recente da empresa.

Silva, ligado ao Grupo Prerrogativas e nomeado por interesses do Planalto, enfrentava oposição até mesmo dentro do governo. A gota d’água foi uma discussão áspera com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Costa exigia um plano agressivo de corte de gastos, com fechamento de agências e demissões, o que Silva se recusou a aceitar. Resultado: sua posição ficou insustentável.

Enquanto isso, Alcolumbre avança nos bastidores. Já conversou com Lula para tentar emplacar aliados não apenas nos Correios, mas também no Banco do Brasil. Apesar de a presidente do BB, Tarciana Medeiros, ainda contar com boa avaliação dentro do Planalto, o assédio do Centrão sobre os cargos estratégicos segue firme.

A gestão de Fabiano Silva também desagradou empresas do setor de transporte e setores do Congresso, especialmente após as mudanças causadas pela famigerada “taxa das blusinhas” — imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares. A taxação, além de irritar consumidores, foi apontada por Silva como um dos principais fatores da queda no volume de encomendas, agravando ainda mais a crise nos Correios.

O desfecho oficial da demissão ocorrerá após uma reunião entre Lula e Silva, prevista para a próxima semana. Mas nos bastidores, a queda já está selada — e Alcolumbre aguarda para dar as cartas em mais um pedaço do tabuleiro estatal.

Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.