Polícia Civil desarticula esquema de extorsão milionária ligado a organização criminosa
Suspeito foi preso em flagrante em Campinas; grupo tentava movimentar até R$ 200 milhões em fraudes bancárias
Sexta-feira, 17/01/2025 20:00
Por Felipe Henrique Lima e Patrícia Canuto
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas, prendeu em flagrante, na quinta-feira (16), um homem, de 25 anos, acusado de integrar uma organização criminosa envolvida em extorsão e tentativas de fraude bancária.
As investigações apontaram que o grupo utilizava ameaças para coagir funcionários de uma instituição financeira a conceder acesso ao sistema interno do banco. O objetivo era instalar programas para realizar transferências fraudulentas, utilizando contas bancárias laranjas em diversas localidades. Estima-se que os valores movimentados pelo esquema poderiam atingir R$ 200 milhões.
A prisão foi realizada em um hotel próximo ao aeroporto de Campinas, onde o suspeito marcou um encontro com uma suposta funcionária do banco. No entanto, a vítima foi substituída por uma policial civil disfarçada, que reuniu informações durante a abordagem.
Na ação, foram apreendidos um veículo de luxo, modelo Evoque, um celular e outros itens relevantes para as investigações. O suspeito foi autuado em flagrante por extorsão e organização criminosa, permanecendo à disposição da Justiça.
As apurações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes do grupo criminoso.