Falece Cid Moreira, Ícone da Comunicação Brasileira, aos 97 Anos
Na manhã desta quinta-feira (3), o Brasil perdeu uma de suas vozes mais icônicas. O locutor, jornalista e apresentador Cid Moreira faleceu aos 97 anos, enquanto estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Cid tratava de uma pneumonia, que acabou evoluindo para falência múltipla dos órgãos.
Cid Moreira, conhecido por seu rosto e voz marcantes, foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, programa que ele comandou cerca de 8 mil vezes. Nascido em 1927, em Taubaté-SP, Cid iniciou sua carreira em 1944 e, em 1951, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi nesse período que ele começou a aparecer na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
Mesmo aos 97 anos, Cid continuava ativo, gravando vídeos para seu canal no YouTube e sem planos de aposentadoria. Ele também era conhecido por narrar versos bíblicos e filmes, além de ter marcado a Copa do Mundo de 2010 com o bordão “Jabulani”, em referência à bola daquele Mundial.
Segundo Fátima Sampaio, viúva de Cid Moreira, o jornalista enfrentava problemas nos rins e fazia diálise com frequência. A notícia de sua morte foi anunciada pela apresentadora Patrícia Poeta durante o programa Encontro, da TV Globo.
A perda de Cid Moreira deixa um vazio na comunicação brasileira, mas seu legado e sua voz inconfundível continuarão a ressoar na memória de todos que acompanharam sua trajetória.