Plantão Policial: Guardas Municipais Realizam Abordagem e Apreendem Drogas
Na noite de ontem, os guardas municipais compareceram a um plantão policial após efetuarem patrulhamento preventivo na rua Antonio Caversam, no bairro conhecido como “Nosso Teto”. Durante a ronda, os guardas avistaram dois homens em atitude suspeita. Um deles estava entregando algo para um rapaz mais magro.
A abordagem foi realizada, e com G, um dos indivíduos, foi encontrada uma porção de maconha no bolso do shorts. G admitiu ser usuário e afirmou ter acabado de comprar a droga do homem ao seu lado. Já com L A, os guardas encontraram R$ 17,00 em notas diversas, além de 11 porções de substância análoga a crack, 10 pinos de substância semelhante a cocaína e 06 porções de substância semelhante a maconha. Todas as drogas estavam dentro de uma pochete que L segurava.
Inicialmente, L alegou que não poderiam acessar a pochete, pois continha fotos de sua companheira nua. No entanto, ao revistarem a pochete, os guardas encontraram apenas as drogas. Ambos os suspeitos foram conduzidos à Unidade de Saúde para exame médico preliminar e, posteriormente, à Delegacia de Polícia.
Uma segunda testemunha corroborou os fatos. G, usuário de drogas há aproximadamente 5 anos, afirmou que saiu para comprar maconha e cocaína. Ele viu a viatura da guarda municipal parando e, após revista pessoal, encontraram a maconha em seu bolso. G informou aos guardas que tinha acabado de comprar a droga para uso pessoal e que o homem ao seu lado era o vendedor. Ele assinou um termo de comparecimento ao Juizado.
Durante o interrogatório, L A, cientificado de seus direitos constitucionais, solicitou um defensor público, alegando não ter condições de pagar um advogado. Ele negou ser traficante de drogas e pediu para ficar sozinho na sala com a Delegada. No entanto, diante da segurança pessoal da autoridade, essa solicitação não foi atendida. L acabou encerrando o interrogatório com ofensas ao guarda municipal presente, resultando no acréscimo do delito de desacato.
O laudo de apreensão das substâncias e dinheiro foi devidamente lacrado para resguardar a cadeia de custódia. Um ofício de encaminhamento do preso foi expedido, e o laudo de atendimento médico foi anexado ao processo. Além disso, foi requisitado um laudo pericial ao IML. Por fim, após audiência de apresentação e garantias, a Delegada de Polícia concluiu que os fatos indicam o estado de flagrante delito e subsunção à figura típica do tráfico de drogas.
A situação permanece sob investigação, e os suspeitos aguardam os próximos procedimentos legais.