Vereadores comentam sobre novo sistema de transporte público de Amparo
Desde o dia 21 de abril, o transporte público do município de Amparo apresenta novo sistema logístico, com adoção de bilhete eletrônico integrado, horários e itinerários ajustados e aumento da tarifa. Na 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal, dia 24 de abril, os vereadores fizeram uso da palavra para avaliar, questionar as mudanças e registrar reclamações dos usuários.
O presidente da Casa, vereador Edilson Camillo (Dil – PSD), declarou que buscou esclarecimentos diretamente com o Executivo. “Uma empresa de consultoria foi contratada para estudar o uso do transporte público na cidade e outra empresa é a que oferece o serviço público. São empresas diferentes. Agora, com as reclamações que repassamos, alguns problemas estão sendo solucionados de imediato e outros vão depender da demanda de passageiros para alteração de linhas”, disse Dil. De acordo com ele, o Decreto Municipal nº 6.696/2023, que fixa o valor da tarifa em R$ 5,00 foi publicado no dia 20 de abril. “Faltou sim um pouco de divulgação, mas está publicado”.
Já o pouco tempo de implementação é a justificativa do vereador Pastor Elson Batista (PL) para o desconforto dos usuários. “Toda mudança requer um tempo, mas como é recente, há três dias, acredito que tudo vai se ajeitar e realmente melhorar para a população. Se a empresa ganhou a licitação, ela terá que adequar horários e itinerários para ficar bom para todo mundo”, declarou. Na ocasião, Pastor Elson solicitou à Prefeitura que instale bebedouro e bancos no terminal de ônibus do bairro São Dimas, porque ali será um ponto de transbordo de passageiros.
A vereadora Silvia Forato (PT) apontou falhas na comunicação da nova tarifa e pediu que os vereadores acompanhem e ouçam mais a população. “Eu mesma não sabia que ia ter aumento da passagem, porque a previsão no contrato é a partir de julho. Isso é um problema gravíssimo e devia ter sido amplamente divulgado. Imagina o trabalhador chegando com o dinheiro contado no ônibus…”, afirmou Silvinha, que falou ainda sobre o sistema integrado de linhas. “Se vai ter baldeação, tem que ter maior frequência de ônibus. Por exemplo, quem sai de Arcadas e quer vir para o Centro não pode esperar uma hora no terminal do São Dimas. Tem que ter rotatividade alta, porque antes o cidadão ia direto de Arcadas para o Centro”.
O NOVO SISTEMA
A Prefeitura de Amparo informa que o bilhete eletrônico de transporte permitirá viagens em mais de um ônibus no intervalo de duas horas, para itinerários no mesmo sentido. E que está dobrando a quantidade de horários, ampliando a cobertura de 35 mil para 76 mil quilômetros , incluindo áreas rurais que antes estavam desassistidas.
Explica ainda que são de 11 linhas, sendo 3 linhas do Sistema Troncal (eixo estruturante que interligará o município de um ponto a outro), uma Linha do Sistema Regional (apoio ao sistema Troncal) e 7 linhas do chamado Sistema Alimentador (que circulará nos bairros). Todas serão integradas entre si, nos Pontos de Conexão ou terminais de ônibus.
Os usuários podem registrar reclamações pelo telefone 156 ou usar o E- Ouve da Prefeitura (www.amparo.sp.gov.br/sac).
Mais informações sobre horários e bilhete eletrônico, acesse: https://fenixfacil.com.br/amparo/
Estavam presentes os vereadores André de Oliveira (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Carlos Cazotti (MDB), Pastor Elson Batista (PL), Farlin Conrado (MDB), Janaina Pereira (PDT), Osmar Dorigan (MDB), Luiz Carlos de Oliveira (Carlitinho – PSDB), Alice Veríssimo (União), Rosa Montini (PSDB) e Sílvia Forato (PT).