Café do Circuito das Águas é destaque novamente no turismo nacional
O Circuito das Águas Paulista mais uma vez foi destaque no turismo nacional, através de duas finalistas no 10º Prêmio Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo): Marcia Regina Poli Bichara, do Cafezal em Flor de Monte Alegre do Sul, e Silvia Kurebayashi Fonte, do Sítio São Roque Serra Negra. Após ambas passarem por três fases de avaliação, e concorrendo com iniciativas turísticas de todo o Brasil, o Cafezal em Flor foi um dos contemplados no Prêmio Braztoa na categoria de Parceiros no Turismo Sustentável, no último dia dia 3 de dezembro.
Sylvia Fonte, presidente da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas (Acecap), destaca que o turismo tem o potencial para contribuir, direta ou indiretamente, para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que define um quadro global para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e reparar as mudanças climáticas até 2030.
“O turismo sustentável está firmemente posicionado na Agenda 2030. Alcançar essa agenda requer uma clara estrutura de implementação, financiamento e investimento adequados em tecnologia, infraestrutura e recursos humanos”, destaca
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 2022/23
Primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo se consolidado como o único no país a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva nesse setor.
Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o Prêmio completa 10 anos com mais de 900 iniciativas inscritas e 92 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.
“Desta forma fica evidente a alta qualidade do turismo da região do Circuito das Águas Paulista e o nível de conscientização dos empreendedores rurais que vivem e oferecem um turismo Sustentável apoiado nos três pilares, social, econômico e ambiental, e acreditam que através do turismo podem atingir um grande número de pessoas que vão passar a fazer parte da Agenda de 2030”, conclui Sylvia.