Anvisa suspende lote de chocolate Laka e proíbe marca de azeite de origem desconhecida , Terra das Oliveiras .

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de um lote do chocolate branco Laka, além de proibir a comercialização de uma marca de azeite com origem desconhecida. As medidas visam proteger a saúde do consumidor e garantir o cumprimento das normas sanitárias e de rotulagem.
No caso do chocolate Laka, a suspensão ocorreu após a identificação de irregularidades na rotulagem, que não correspondiam ao produto efetivamente embalado, o que pode representar risco principalmente a consumidores com restrições alimentares.

Já em relação ao azeite, a Anvisa proibiu a marca por falta de comprovação da origem e da procedência do produto, o que configura infração grave às normas sanitárias brasileiras.
Segundo o Procon-SP, o consumidor que adquiriu qualquer um desses produtos tem direito ao reembolso integral, mesmo que o item tenha sido aberto ou parcialmente consumido. A responsabilidade é da distribuidora ou do estabelecimento comercial que efetuou a venda do produto irregular.
A marca do azeite proibida pela Anvisa por ter origem desconhecida é a Terra das Oliveiras — um azeite de oliva extravirgem que teve sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso vedados pela agência em todos os lotes.
A medida foi adotada porque o produto constava no mercado sem origem devidamente comprovada ou confiável, o que infringe normas sanitárias e de rotulagem brasileiras.
Os órgãos de defesa do consumidor orientam que, ao identificar produtos suspensos ou proibidos, o consumidor guarde a nota fiscal e procure o fornecedor para exigir seus direitos.
JORNAL DIGITAL REGIONAL
@JORNALDIGITAL
O PRIMEIRO JORNAL DIGITAL DA REGIÃO
ROBERTÃO CHAPA QUENTE

