Alcoolismo está ligado a 21 mortes por dia no Brasil, aponta levantamento


O alcoolismo, também chamado de transtorno por uso de álcool, segue sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. De acordo com levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com base em dados do Datasus e do IBGE, 10,5% das mortes relacionadas ao consumo da substância no país têm origem nesse transtorno — o que representa uma média de 21 óbitos por dia.
O estudo mostra ainda que, entre 2022 e 2023, as hospitalizações por alcoolismo cresceram 2,8%, chegando ao equivalente a quatro internações por hora.
Diferenças regionais
Em 11 estados brasileiros, a taxa de mortalidade por alcoolismo supera a média nacional de 3,6 por 100 mil habitantes. Entre eles, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Tocantins se destacam pelos números mais elevados.
Já em relação às internações, oito estados ultrapassam a média nacional de 19,3 por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul, o Paraná e Santa Catarina lideram esse ranking.
Mortes em queda, internações em alta
Apesar da alta nas hospitalizações, o número de mortes caiu 9,2% entre 2022 e 2023, marcando o segundo ano consecutivo de redução após o aumento registrado durante a pandemia.
Perfil das vítimas
Os homens concentram a maior parte das mortes por alcoolismo, representando 90,9% dos casos. Entre 2010 e 2023, a taxa masculina subiu 10,1%, enquanto entre as mulheres houve queda de 2,5%. A maioria dos óbitos ocorre em pessoas com 55 anos ou mais.
Nas internações, 86,4% dos hospitalizados são homens. No entanto, o índice feminino aumentou de 9,9% em 2010 para 13,6% em 2023. A faixa etária entre 35 e 54 anos responde por 57,4% das hospitalizações.
O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para prevenção, tratamento e conscientização sobre os riscos do consumo abusivo de álcool no Brasil.
Jornalista, Radialista, Blogueiro, Escritor, Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.