Operação da DISE apreende 7,6 toneladas de frios com validade adulterada em Limeira

Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana realizou uma operação no bairro Jardim Gustavo Picinini, em Limeira, que resultou na apreensão de 7,6 toneladas de frios e embutidos com validade adulterada.
A ação teve início após denúncia anônima apontar que um depósito no endereço da Rua Antônio Augusto Rufo, 517, estaria realizando a troca das datas de validade de produtos como mortadela, presunto, queijo e salame, para reintroduzi-los no mercado de forma ilegal.
No local, os policiais encontraram grande quantidade de produtos vencidos, uma impressora usada para falsificar as datas, além de etiquetas adulteradas do Ministério da Agricultura. Também foram apreendidos R$ 7.200, 10 litros de removedor de esmalte, um galão de acetona, aparelhos eletrônicos e outros materiais relacionados à fraude.
O responsável identificado como Leonardo, empresário de 35 anos, admitiu a prática ilícita e foi detido em flagrante. Ele foi submetido a exame cautelar e encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde aguardará audiência de custódia.
Equipes da Vigilância Sanitária foram acionadas para avaliar as condições dos produtos, que foram recolhidos e encaminhados para destruição no Aterro Sanitário de Limeira. A operação contou também com apoio do Instituto de Criminalística para perícias no local.
A ocorrência foi registrada na DISE Americana, e as autoridades reforçam o combate a crimes contra a saúde pública e as relações de consumo.
Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.