GCM DE PINHALZINHO EM AÇÃO – DISPAROS EM VIA PÚBLICA TERMINAM EM FLAGRANTE COM ARMA DE USO RESTRITO E OFENSAS RACISTAS

Por Robertão Chapa Quente

Na madrugada deste sábado (12), a cidade de Pinhalzinho-SP viveu momentos de tensão. Após diversas denúncias de disparos de arma de fogo em via pública, a Guarda Civil Municipal, equipe Charlie, foi acionada via 153 para atender a ocorrência na Rua Benedita de Godoi de Toricelli, em frente a uma adega.
Populares informaram que os ocupantes de um veículo VW Gol preto realizaram pelo menos seis disparos, fugindo logo em seguida. Um morador, de forma sigilosa, compartilhou com a GCM imagens de câmeras de segurança, onde é possível ouvir os estampidos e ver o carro deixando o local em alta velocidade.
De posse das informações, os guardas iniciaram patrulhamento e localizaram o veículo trafegando em alta velocidade no centro da cidade. Ao tentarem a abordagem na Rua Dionísio Franco, próximo ao número 280, um dos ocupantes saiu correndo rumo a uma mata e conseguiu escapar. Os outros dois resistiram à abordagem, partiram para a agressão e precisaram ser contidos com o uso progressivo da força.
Durante a revista no interior do veículo, foi encontrado um revólver calibre .38 com a numeração suprimida, desmuniciado. O motorista, além de claros sinais de embriaguez, com hálito etílico e voz pastosa, passou a ameaçar os agentes dizendo: “vou pegar vocês, vocês não me conhecem”. Em seguida, injuriou o GCM Gabriel com ofensas racistas, chamando-o de “negrinho”.
O segundo ocupante do veículo tentou ocultar sua identidade, mas acabou confessando, de forma informal, que era menor de idade. Sua mãe foi acionada para acompanhar o procedimento no plantão policial.
A ocorrência foi apresentada à autoridade de plantão, que ratificou o flagrante pelos seguintes crimes:
Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art. 16 – Lei 10.826/03)
Embriaguez ao volante (Art. 306 – CTB)
Ameaça (Art. 147 – CP)
Injúria qualificada por preconceito racial (Art. 140 – §3º – CP)
Resistência à prisão (Art. 329 – CP)
Ambos os indivíduos permaneceram à disposição da Justiça, e a arma foi apreendida.
Mais uma ação firme da Guarda Civil Municipal de Pinhalzinho, que não se intimida diante do crime e atua com coragem mesmo diante de ofensas e ameaças.
E como sempre, Robertão Chapa Quente esteve acompanhando de perto a ocorrência, dando voz à verdade e denunciando o que muitos tentam esconder.