Operação Policial em Monte Mor Desarticula Esquema de Tráfico e Associação Criminosa
Na madrugada de 12 de junho de 2024, uma operação coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana resultou na prisão de um indivíduo por envolvimento com o tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A ação policial ocorreu em Monte Mor, São Paulo, e foi um duro golpe contra as atividades ilícitas da facção criminosa PCC na região.
A operação foi deflagrada às 05h00, seguindo o mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pelo judiciário local. Os agentes da DIG realizaram diligências em três endereços distintos, onde foram encontrados e apreendidos uma vasta quantidade de materiais relacionados ao tráfico de drogas.
Entre os itens apreendidos estavam 50.000 microtubos vazios para acondicionar drogas, diversos apetrechos para a preparação e embalagem das substâncias ilícitas, cadernos com anotações detalhadas da operação criminosa, balanças de precisão, 32 munições calibre 9mm, aparelhos celulares, notebooks, 740 pinos de cocaína prontos para venda, 900 gramas de cocaína a granel e uma máquina de contabilizar dinheiro.
O local da primeira incursão, identificado como “Casa Bomba”, era um ponto de encontro para traficantes e membros da facção, onde negociavam drogas e armas, além de organizar a logística de distribuição. A investigação, que contou com informações privilegiadas do setor de inteligência da DIG, revelou a estrutura e hierarquia da organização criminosa, bem como sua atuação em crimes de drogas e até homicídios.
A diligência subsequente resultou na prisão de um desempregado, identificado pelas iniciais R.C.B., que foi surpreendido com substâncias ilícitas e materiais que evidenciam sua associação com a facção. O terceiro local investigado forneceu mais documentos e anotações que serão analisados para aprofundar a investigação.
A operação policial foi concluída com sucesso, respeitando todos os preceitos legais e constitucionais. Os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia, e o indivíduo detido foi conduzido ao sistema prisional, onde aguardará as devidas providências judiciais.