Santo Antônio de Posse: Prefeitura passa a oferecer prótese dentária e extração de dente do siso pelo SUS

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse anunciou, na tarde desta terça-feira, 03, a ampliação dos serviços de saúde bucal oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Ricardo Cortez confirmou a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) no município e o início dos atendimentos para a remoção de dentes do siso, procedimentos que passam a ser realizados na rede municipal.
O Laboratório Regional de Prótese Dentária, vinculado ao Governo Federal, foi implantado com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de reabilitação protética, fortalecendo a Política Nacional de Saúde Bucal e a Rede de Atenção à Saúde. Com o início das atividades no município, será possível confeccionar próteses dentárias com mais eficiência, reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS.
“O nosso objetivo é garantir mais acesso, dignidade e qualidade de vida à população. Com a prótese dentária e a extração do siso sendo realizadas aqui, pelo SUS, evitamos deslocamentos, reduzimos filas e ampliamos o cuidado com a saúde das pessoas”, destacou o prefeito Ricardo Cortez.
Sob responsabilidade da cirurgiã-dentista Dra. Daniela Trindade Rizzatti, o laboratório irá produzir mensalmente próteses totais e parciais, como dentaduras e pontes removíveis. Os pacientes serão encaminhados por todas as unidades de saúde e atendidos no consultório do PSF Nolberto de Olivério, no bairro Bela Vista.
A oferta de próteses dentárias contribui diretamente para a reabilitação funcional e estética dos pacientes, com impacto positivo na mastigação, na fala, na autoestima e na qualidade de vida. A integração entre a Atenção Básica e o laboratório fortalece o cuidado integral em saúde bucal no município.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Graziela Cristiane de Lima, a implantação do serviço representa um avanço importante na capacidade da rede municipal de atender e resolver os casos no próprio município. “Estamos fortalecendo a atenção básica e especializada em saúde bucal, garantindo um atendimento mais eficiente, humanizado e com mais soluções para a população”, afirmou.
Além disso, a Prefeitura iniciará, nas próximas semanas, os atendimentos para extração de dentes do siso, ampliando o acesso a procedimentos odontológicos de maior complexidade. O serviço será realizado pelo cirurgião-dentista Dr. Gabriel Longhi e representa um avanço importante na capacidade do município de oferecer esse tipo de atendimento, evitando o encaminhamento de pacientes para outras cidades.
Os atendimentos para extração dos terceiros molares serão realizados mediante avaliação clínica prévia nas unidades de saúde (PSFs), com posterior agendamento das cirurgias. A oferta desse procedimento contribui para a prevenção de complicações como infecções, dor crônica e alterações funcionais.

