Israel rebaixa relações diplomáticas com o Brasil após impasse sobre novo embaixador


Israel decidiu rebaixar suas relações diplomáticas com o Brasil depois de o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aprovar a nomeação de Gali Dagan como novo embaixador em Brasília. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25/8) pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel.
Segundo nota oficial, o pedido de agrément foi ignorado por meses pelo governo brasileiro, o que levou Tel Aviv a retirar a indicação. Com isso, as relações entre os dois países passam a ser conduzidas em um nível diplomático inferior.
Desde 12 de agosto, a representação israelense no Brasil está sem embaixador. O cargo ficou vago após a aposentadoria de Daniel Zonshine, que havia assumido o posto em 2021.
A nomeação de Gali Dagan, que já foi embaixador na Colômbia, havia sido feita em janeiro deste ano. A ausência de resposta por parte de Brasília ocorreu em meio ao distanciamento diplomático entre os dois países, agravado pelas críticas do presidente Lula à condução das ações israelenses na Faixa de Gaza.
Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou oficialmente sobre a decisão de Israel.
✍️ Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.