DIRETO DA REDAÇÃO – DIREITA DÁ UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ AO ENDOSSAR TAXAÇÃO DE 50% SOBRE EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

.
.
.
.
A recente medida do governo Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros causou surpresa, indignação e agora começa a gerar divisões internas na própria direita brasileira — especialmente entre os que, em nome da lealdade a Bolsonaro, aplaudiram sem refletir sobre as consequências para o Brasil.
Vamos aos fatos: Trump tem sido um dos maiores defensores públicos de Jair Bolsonaro, denunciando em rede internacional a perseguição política sofrida pelo ex-presidente e criticando duramente o STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes. No entanto, ao sobrepor a defesa de Bolsonaro aos interesses econômicos do Brasil, parte da direita caiu em uma armadilha perigosa.
Apoiar, ainda que indiretamente, uma retaliação econômica vinda dos Estados Unidos contra o Brasil é, no mínimo, um equívoco estratégico. Não é possível combater o lulismo enfraquecendo o povo brasileiro. O Brasil não pode pagar a conta das disputas políticas entre lideranças globais.
Mais do que isso: essa atitude pode estar entregando de bandeja ao próprio Lula a narrativa que ele precisava para se fortalecer nas próximas eleições. Com o discurso de vítima do imperialismo norte-americano e de defensor dos interesses nacionais, o petista já tenta se reposicionar como “líder soberano”, mesmo sendo o responsável direto pelo enfraquecimento institucional e econômico do país.
Se a direita não acordar, estará oferecendo munição ao seu maior adversário — e ainda entregando a ele a bandeira do nacionalismo, que deveria estar nas mãos daqueles que realmente amam o Brasil.
Não se trata de abandonar Trump ou Bolsonaro. Trata-se de defender o Brasil acima de tudo, mesmo quando isso exige crítica, equilíbrio e responsabilidade estratégica.
O povo brasileiro está sofrendo com a má gestão de Lula, com o autoritarismo institucional, com o desemprego, a inflação e o caos nos serviços públicos. Apoiar sanções que afetam diretamente nossos produtores, exportadores e trabalhadores é acender um fósforo num paiol em nome de fidelidade política cega.
Ou a direita corrige sua rota agora — ou será culpada por fortalecer aquele que deveria estar sendo derrotado nas urnas, com argumentos, com firmeza e, principalmente, com amor à pátria.
Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.