ESCÂNDALO MAGNITSKY: BRADESCO ADMITE QUE PODE CORTAR VÍNCULOS COM ALEXANDRE DE MORAES APÓS SANÇÃO DOS EUA

ESCÂNDALO MAGNITSKY: BRADESCO ADMITE QUE PODE CORTAR VÍNCULOS COM ALEXANDRE DE MORAES APÓS SANÇÃO DOS EUA

A bomba foi lançada: Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, entrou oficialmente na lista de sanções da Lei Magnitsky — legislação norte-americana que pune agentes públicos estrangeiros envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos. A repercussão imediata já começou a abalar estruturas de poder no Brasil.

Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1º), o CEO do Bradesco, Marcelo Noronha, foi direto ao ponto:

Não discutimos a lei, nós cumprimos a lei”.

A afirmação contundente deixou claro que o banco pode vir a romper relações com o ministro Moraes, caso os pareceres jurídicos confirmem que a sanção dos EUA impõe implicações concretas para instituições financeiras brasileiras com atuação internacional.

📉 BANCO ENTRA EM ALERTA

O Bradesco, que tem presença nos Estados Unidos com agência, filial e duas intermediárias, pode ser forçado a cortar qualquer laço com o ministro do STF para evitar sanções secundárias. Isso incluiria desde o bloqueio de contas até o congelamento de ativos — medidas típicas previstas na Lei Magnitsky para impedir que violadores de direitos humanos movimentem dinheiro pelo sistema financeiro internacional.

Segundo Noronha, dois pareceres jurídicos de escritórios norte-americanos estão sendo aguardados para concluir a avaliação. Um parecer interno já foi elaborado, mas a decisão final só será tomada após o cruzamento técnico das informações jurídicas dos EUA.

🧨 UMA EXPLOSÃO POLÍTICO-FINANCEIRA SEM PRECEDENTES

O impacto vai além do setor bancário: esta é a primeira vez na história moderna que um ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil é alvo de sanções por parte de uma potência estrangeira, e isso traz consequências diplomáticas, políticas e institucionais gravíssimas.

O silêncio de parte da grande imprensa brasileira, até o momento, beira o conivente. No entanto, as engrenagens globais começaram a girar, e as consequências não poderão ser mais ignoradas por muito tempo. Bancos, empresas e investidores já se movimentam para entender até onde esse novo cenário pode afetar os negócios e a imagem do Brasil no exterior.

⚠️ A SOCIEDADE QUER RESPOSTAS

Se a Lei Magnitsky foi acionada, é porque há indícios claros de que algo muito grave está acontecendo nos bastidores do Judiciário brasileiro. A pergunta que ecoa neste momento é:
O que levou os Estados Unidos a sancionar Alexandre de Moraes?
E mais: o que mais virá à tona nos próximos dias?

O povo brasileiro exige transparência. O Judiciário deve explicações. E as instituições financeiras, como já sinalizou o Bradesco, sabem que lei é para ser cumprida — mesmo que venha de fora.

Jornalista Robertão Chapa Quente, o jornalista policial número um do Circuito das Águas Paulista — do Jornal Digital Regional, Jornal Circuito Paulista, Jornal Digital do Brasil, TV Digital e RMC TV.

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.