👑 ESCÂNDALO NO VATICANO: CARDEAIS ENVOLVIDOS EM CASOS DE ABUSO VOTARÃO NO NOVO PAPA
Por Robertão Chapa Quente – Jornalismo sem rabo preso

Enquanto o mundo se despede do Papa Francisco, que faleceu nesta madrugada aos 88 anos, os bastidores do Vaticano se tornam palco de uma nova vergonha internacional: parte dos cardeais que irão escolher o novo líder da Igreja Católica estão diretamente ligados a escândalos de abuso ou acobertamento de crimes sexuais.
Isso mesmo: homens acusados de proteger abusadores ou até de cometer abusos terão direito a voto para escolher quem será o novo “pastor universal” dos mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo. O que era para ser um momento de fé e reflexão virou um retrato da decadência moral institucionalizada dentro dos muros sagrados da Igreja.
🔍 OS NOMES ENVOLVIDOS
Entre os casos já revelados pela imprensa internacional está o do Cardeal Jean-Pierre Ricard, ex-arcebispo de Bordeaux, na França. Ele admitiu em 2022 que abusou de uma adolescente de 14 anos, mas até hoje segue ostentando o título de cardeal emérito. Apesar de não poder mais votar por causa da idade, o fato de continuar com prestígio e honrarias é um tapa na cara das vítimas.
E ele não é o único. A lista de religiosos envolvidos em denúncias vai além, com acusações que se arrastam há anos, sempre abafadas ou tratadas com silêncio cúmplice por dentro da própria Cúria Romana.
🕊️ UMA IGREJA QUE PRECISA DE PURIFICAÇÃO, NÃO DE POLÍTICA
A escolha de um novo Papa deveria ser um momento de oração, esperança e renovação espiritual. Mas como confiar nesse processo quando os mesmos que ignoraram o sofrimento de vítimas por décadas estão sentados nas cadeiras do poder, prontos para votar?
O fiel católico que acredita na santidade da Igreja precisa, agora mais do que nunca, exigir verdade, limpeza e justiça. O mundo não suporta mais ver casos sendo abafados por quem deveria proteger os inocentes.
✝️ CRISTO NÃO COMPACTUA COM CÚPULAS CORROMPIDAS
Que fique claro: a fé cristã não está manchada – mas as instituições humanas sim. E cabe a nós, cristãos sinceros, apontar o dedo para o erro com coragem, sem medo de tocar na ferida. Jesus expulsou os vendilhões do templo. Hoje, talvez fizesse o mesmo com muitos desses cardeais.
📍 Robertão Chapa Quente, acompanhando de perto os bastidores da escolha do novo Papa.
Porque não se brinca com a fé. Quem acoberta o pecado é cúmplice do mal.