FALA AI JANONES . E A RACHADINHA ? – Áudio vazado revela proposta de “rachadinha” do deputado André Janones
Ex-assessor gravou conversa comprometedora com o parlamentar mineiro aliado de Lula.
Um áudio gravado pelo jornalista Cefas Luiz, ex-assessor do deputado federal André Janones (Avante-MG), veio à tona nesta segunda-feira, 27, desencadeando alegações de uma prática conhecida como “rachadinha”. Na gravação datada de fevereiro de 2019, Janones é ouvido solicitando a seus assessores que contribuam com parte de seus salários para cobrir suas despesas pessoais e de campanha.
No áudio, Janones, que foi o segundo deputado mais votado de Minas Gerais em 2022, alega ter tido seu patrimônio “todo dilapidado”, citando a perda de uma casa, um carro, poupança e previdência, totalizando um prejuízo de R$ 675 mil em sua campanha para prefeito de Ituiutaba. Ele expressa que considera “justo” que os assessores participem da reconstrução de suas finanças.
Durante a reunião, que ocorreu dentro da Câmara dos Deputados, o deputado afirma que não vê a ação como corrupção e que não se importaria caso o fato viesse a público, chegando a dizer que não faria questão do mandato se fosse pressionado e que a renúncia seria “natural” para ele.
Após a divulgação do áudio, a assessoria de Janones respondeu que os trechos foram “tirados de contexto”. O deputado se defendeu em uma declaração, pedindo que o conteúdo completo seja divulgado, negando ter realizado a rachadinha e se oferecendo para abrir mão do seu sigilo bancário caso houvesse um processo formal.
A prática da rachadinha, onde parte do salário de servidores é apropriada, foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2021 como enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público, podendo tornar o político inelegível.