A LIBERDADE, A PROPRIEDADE PRIVADA, A ECONOMIA E A PEDREIRA BASALTO.

Desde a semana passada venho alertando sobre a audiência pública do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que acontecerá nesta Quinta Feira (10/08/2023) às 17h no Teatro Municipal de Jaguariúna, com objetivo de discutir o impacto da ampliação da exploração da pedreira de Jaguariúna.
Durante o período eleitoral me deparei com diversas casas de moradores que sofrem com o impacto desta atividade em nossa cidade. Também promovemos debates na Câmara Municipal sobre esta atividade com moradores e com a empresa Basalto.
Fui surpreendido pelo posicionamento repulsivo contra minha pessoa de certos atores da política municipal, apenas porque divulguei a Audiência Pública aos moradores e alertei para que levem ao conhecimento dos conselheiros os problemas causados aos redores da Pedreira.
Ressalto que como um vereador de direita, republicano e liberal, sempre defenderei a livre iniciativa, mas também prioritariamente a propriedade privada (inclusive a vida), que é inviolável e está acima de qualquer coisa.
Sendo assim, embora eu considere extremamente importante a atividade econômica e os empregos gerados pela pedreira, defendo que antes de tudo os danos causados as pessoas sejam reparados.
Caso esta atividade continue a existir, defendo que não viole o direito individual e coletivo, pois a vida, a liberdade e a propriedade são invioláveis. Para os que possuem duvidas recomendo a leitura do tratado de John Locke sobre os direitos fundamentais.