Vereadores de Amparo destacam Campanha de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Vereadores de Amparo destacam Campanha de Combate ao Abuso Sexual Infantil

 “A revitimização não pode acontecer, os relatos de crianças devem ser valorizados”, reforça Silvinha

A sessão ordinária do dia 15 de maio, na Câmara Municipal de Amparo, foi marcada pela participação dos vereadores na Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de maio como data oficial. 

Uma das ações foi o uso da camiseta ‘Faça Bonito’, ofertada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “A campanha é para sensibilizarmos sobre a importância e a necessidade de se enfrentar a violência sexual contra nossas crianças, protegendo em todos os níveis e de forma ampla na sociedade. Nós podemos ‘Fazer Bonito’ o ano todo, mas o dia 18 é quando o Brasil inteiro se mobiliza e nós, vereadores, temos essa oportunidade para mostrar o apoio”, declarou a vereadora Alice Veríssimo (União).

A vereadora Sílvia Forato (PT) acrescentou que outras ações devem ser permanentes no convívio com as crianças, para ficar atento, evitar e denunciar esses abusos. “Uma coisa que acontece muito é o despreparo para ouvir essa criança. A revitimização não pode acontecer, que é pegar a vítima e ficar pedindo para ela repetir o relato, questionando e gerando mais constrangimento. Os relatos das crianças devem ser valorizados”, resumiu ela, citando a Lei Nacional nº 13.431/2017 – sobre a Escuta Especializada. 

O vereador Farlin Conrado (MDB) reforçou que o município tem também a Lei nº 4192/21, de sua autoria, que Institui a Semana de Combate a Pedofilia em Amparo. “Temos uma preocupação local em fortalecer essa campanha porque deparamos frequentemente com casos em nossa cidade. Sou da segurança pública e sei o quanto é difícil identificar, por isso, são importantes ações como estas”, declarou o vereador. Na ocasião, Conrado descreveu o caso da menina Araceli Cabrera – assassinada em 18 de maio de 1973, aos oito anos de idade, com marcas de violência e abuso sexual – que se tornou o símbolo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para denúncias em Amparo, ligue para o Conselho Tutelar (19) 3807-8623, Disk 100, Guarda Civil Municipal 153 ou Polícia Militar 190

Compartilhe!

Robertão Chapa Quente

• Diretor do Jornal Digital do Brasil • TV DIGITAL • Apresentador do Programa Chapa Quente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.